A COMUNICAÇÃO PÓS-VENDA COMO INFLUÊNCIA NA FIDELIZAÇÃO DO CLIENTE: UM ESTUDO DE CASO NA "EMPRESA A" SITUADA NA ZONA SUL DO ESTADO DE SÃO PAULO

Autores

  • Maria Beatriz Lopes Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), campus São Paulo
  • Helena Souza Nobre Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), campus São Paulo
  • Demetrius Saraiva Gomes Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), campus São Paulo
  • Marcileide Muniz Cavalcante Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), campus São Paulo

Palavras-chave:

Fidelização, Cliente, Comunicação, Pós-venda

Resumo

No presente trabalho, são descritas algumas ferrramentas importantes para a fidelização do cliente em relação à qualidade dos produtos/serviços, visando a comunicação pós-venda pode contribuir com esta fidelização. Logo, têm-se como objetivos mostrar como a comunicação pós-venda, a venda e o marketing influenciam na eficiência, tanto da empresa como na decisão de compra dos consumidores. A metodologia usada foi desenvolvida por meio de pesquisas bibliográficas; e um estudo de caso na Empresa A, onde os resultados foram analisados por meio de gráficos de acordo com o volume de vendas entre os anos 2009z 2013. Ficou claro que há uma forte tendência da incorporação da comunicação pós-venda em suas estratégias para obter resultados. Diante disto é possível conluir que os benefícios dessas estratégias dependerão diretamente dos esforços e, recursos que as empresas estão dispostas a investir.

Palavras-chave: Fidelização; Cliente; Comunicação; Pós-venda.

Biografia do Autor

Maria Beatriz Lopes, Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), campus São Paulo

Graduando em Administração pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), campus São Paulo

Helena Souza Nobre, Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), campus São Paulo

Graduando em Administração pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), campus São Paulo

Demetrius Saraiva Gomes, Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), campus São Paulo

Professor do Curso de Administração do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), campus São Paulo

Marcileide Muniz Cavalcante, Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), campus São Paulo

Professora do curso de Administração do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), campus São Paulo

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Publicado

2016-11-10

Como Citar

Lopes, M. B., Nobre, H. S., Gomes, D. S., & Cavalcante, M. M. (2016). A COMUNICAÇÃO PÓS-VENDA COMO INFLUÊNCIA NA FIDELIZAÇÃO DO CLIENTE: UM ESTUDO DE CASO NA "EMPRESA A" SITUADA NA ZONA SUL DO ESTADO DE SÃO PAULO. Revista De Administração, 13(24), 3–21. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/revistadeadm/article/view/1766

Edição

Seção

Artigos