FUSÃO EMPRESARIAL: O DESAFIO DO GESTOR NO PROCESSO DE UNIFICAÇÃO DA CULTURA ORGANIZACIONAL

Autores

  • André Silva Nascimento Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP
  • Gabriel Rodrigues Rasquinho Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP
  • Lucas Thomaz Flores Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP

Palavras-chave:

Fusão e Aquisição, Mudanças Organizacionais, Comportamento, Gestor, Habilidades.

Resumo

Este trabalho analisa as competências e habilidades necessárias ao gestor em um processo de Fusão e Aquisição, metodologia e mudanças comportamentais, bem como os autores e obras mais citadas, nos periódicos acadêmicos e lacunas encontradas sobre o comportamento do gestor em meio ao processo de Fusão Organizacional. O problema motivador deste trabalho foi encontrar as habilidades e competências que o gestor organizacional deverá desenvolver para o sucesso da introdução e gestão da nova cultura organizacional. Este estudo contribui para o entendimento da unificação da cultura organizacional após a efetivação de uma fusão empresarial, servindo de apoio e orientação aos administradores e de modelo para futuras fusões organizacionais. O método utilizado foi à pesquisa qualitativa através da análise do questionário aplicado com 25 gestores e líderes de organizações. Como principal resultado encontrado após as análises deste trabalho, está à necessidade do gestor possuir habilidades humanas, tais como motivação, liderança, boa comunicação, entre outras.

Downloads

Publicado

2016-11-10

Como Citar

Nascimento, A. S., Rasquinho, G. R., & Flores, L. T. (2016). FUSÃO EMPRESARIAL: O DESAFIO DO GESTOR NO PROCESSO DE UNIFICAÇÃO DA CULTURA ORGANIZACIONAL. Revista De Administração, 13(24), 63–80. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/revistadeadm/article/view/1755

Edição

Seção

Artigos