Comportamento de compra dos consumidores em mercados de bairros: Um estudo na região de Passo Fundo – RS
Palavras-chave:
Comportamento do consumidor. Mercados de bairro. Razão para escolha.Resumo
Este estudo teve por objetivo investigar o comportamento do consumidor em mercados de bairros e as razões que levam os consumidores a comprarem nestes estabelecimentos em relação a mercados do mesmo gênero e de maior porte. A pesquisa usou uma abordagem quantitativa e exploratória. A investigação foi realizada na cidade de Passo Fundo – Bairro Lucas Araujo, Rio Grande do Sul, por sua considerável concentração de mercados de bairros. Foram realizadas entrevistas em profundidade mediante orientação de roteiro semiestruturado. As entrevistas foram aplicadas em consumidores no ato de compra, onde há presença de grandes mercados. Os dados foram analisados por meio de programa computacional Excel. Os resultados colhidos pela pesquisa apresentaram grande similaridade. As conclusões pertinentes a este estudo são: definição do perfil e comportamento do consumidor, identificação das razões que levam os consumidores a escolherem comprar em mercados de bairros, o relacionamento com o proprietário sobrepondo e desmistificando a localização e o preço. Os resultados demonstram que a maioria dos consumidores avaliados encontra-se fidelizados aos mercados de bairros e estes sobrepõem seus pontos fracos agregando valor e qualidade nos serviços prestados aos clientes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O trabalho Revista de Administração de Revista de Administração foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
Com base no trabalho disponível em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadeadm/index.