MEMÓRIAS DA INFÂNCIA
NARRATIVAS DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.31512/19825625.2025.20.36.133-155Palavras-chave:
Memórias, Infância, Brincadeiras, Educação InfantilResumo
Como primeira etapa da Educação Básica, a Educação Infantil tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança. Considerando que as interações e brincadeiras são o caminho para que a aprendizagem nesta etapa aconteça, o problema de pesquisa proposto foi: como as memórias da infância sobre o brincar das professoras da Educação Infantil da Rede Municipal de Bom Jesus–PI se refletem nas práticas pedagógicas com seus alunos? O objetivo geral da pesquisa foi compreender como as memórias da infância sobre o brincar das professoras da Educação Infantil da Rede Municipal de Bom Jesus–PI se refletem nas práticas pedagógicas com seus alunos. Os objetivos específicos foram: a) vivenciar com as professoras da Educação Infantil algumas brincadeiras realizadas no território escolar e b) analisar as narrações das professoras da Educação Infantil referentes às suas memórias infantis. Em relação aos aportes teóricos, a pesquisa foi apoiada nos seguintes autores: Halbwachs (1990); Le Goff (1996) e Kishimoto (1997), entre outros. Metodologicamente, foi utilizada a pesquisa narrativa com o objetivo de ampliar a compreensão dos sentimentos, relatos e experiências que foram adquiridos através do memorial e da observação participante. A pesquisa evidenciou que as brincadeiras que fizeram parte da infância das professoras são reconstruídas e inseridas em suas práticas de sala de aula.
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