AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA
CONTRIBUIÇÕES DE TESES DE DOUTORAMENTO PORTUGUESAS
DOI:
https://doi.org/10.31512/19825625.2025.20.35.23-42Palavras-chave:
Avaliação, Educação de infância, Estado do conhecimentoResumo
O objetivo deste artigo é analisar a produção científica portuguesa sobre avaliação da aprendizagem na educação de infância, com vistas a identificar possíveis contribuições às pesquisas brasileiras, bem como às práticas desenvolvidas no Brasil. O estudo é de abordagem qualitativa, do tipo estado do conhecimento. Procedeu-se à busca bibliográfica no Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal com os descritores 'avaliação educação de infância', 'avaliação aprendizagem infância', 'avaliação aprendizagem pré-escolar'. Foram selecionadas quatro teses para análise. Os resultados apontaram a relevância das pesquisas para a constituição do corpus de referenciais que abordam o tema no Brasil, sobretudo no sentido de compreender a avaliação, suas abordagens, modelos e concepções, para então, prospectar práticas adequadas a essa etapa da educação no âmbito da avaliação alternativa e autêntica. Destaca-se a ausência de participação efetiva das crianças como parte das metodologias adotadas pelas teses, aspecto considerado como um caminho significativo para qualificar a avaliação nesta etapa.
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