AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA

CONTRIBUIÇÕES DE TESES DE DOUTORAMENTO PORTUGUESAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/19825625.2025.20.35.23-42

Palavras-chave:

Avaliação, Educação de infância, Estado do conhecimento

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a produção científica portuguesa sobre avaliação da aprendizagem na educação de infância, com vistas a identificar possíveis contribuições às pesquisas brasileiras, bem como às práticas desenvolvidas no Brasil. O estudo é de abordagem qualitativa, do tipo estado do conhecimento. Procedeu-se à busca bibliográfica no Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal com os descritores 'avaliação educação de infância', 'avaliação aprendizagem infância', 'avaliação aprendizagem pré-escolar'. Foram selecionadas quatro teses para análise. Os resultados apontaram a relevância das pesquisas para a constituição do corpus de referenciais que abordam o tema no Brasil, sobretudo no sentido de compreender a avaliação, suas abordagens, modelos e concepções, para então, prospectar práticas adequadas a essa etapa da educação no âmbito da avaliação alternativa e autêntica. Destaca-se a ausência de participação efetiva das crianças como parte das metodologias adotadas pelas teses, aspecto considerado como um caminho significativo para qualificar a avaliação nesta etapa.

Biografia do Autor

Erone Hemann Lanes, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Doutora em Educação pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, com realização de Estágio Científico Avançado no Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal.

Maria Cristina Parente, Universidade do Minho

Professora Auxiliar no Instituto de Educação da Universidade do Minho. Doutoramento em Estudos da Criança, área da Metodologia e Supervisão em Educação de Infância pela Universidade do Minho. Investigadora integrada do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC). Diretora do Mestrado em Educação Pré-Escolar.

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Publicado

2025-06-25

Como Citar

Lanes, E. H., & Parente, M. C. (2025). AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA: CONTRIBUIÇÕES DE TESES DE DOUTORAMENTO PORTUGUESAS. Revista Literatura Em Debate, 20(35), 23–42. https://doi.org/10.31512/19825625.2025.20.35.23-42