LITERATURA E COGNIÇÃO

UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR PARA A COMPREENSÃO DA LEITURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/19825625.2024.19.34.108-131

Palavras-chave:

Teoria Literária, Crítica Literária

Resumo

Este artigo explora a intersecção entre a ciência cognitiva e os estudos literários, investigando como a estética da recepção pode ser enriquecida pela teoria cognitiva na formação do leitor literário. O estudo adota uma abordagem interdisciplinar, utilizando uma revisão teórica para analisar o impacto das perspectivas cognitivas sobre os processos de leitura e interpretação. Fundamentado em autores como Maria Nikolajeva, Joanne Marie Purcell, G. Gabrielle Starr, Bettina Kummerling-Meibauer e Jörg Meibauer, o texto destaca como a integração dessas teorias pode informar metodologias de pesquisa em letras e práticas educacionais. Ao explorar essa interação, o artigo sugere que uma compreensão mais profunda da dinâmica entre leitor e obra literária pode contribuir para uma apreciação mais significativa da literatura, promovendo um desenvolvimento humano integral.

Biografia do Autor

Guilherme Magri da Rocha, PUC-SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Guilherme é graduado em Letras pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), onde também concluiu os cursos de mestrado e doutorado em Letras, dentro da linha de Literatura Comparada e Estudos Culturais. Suas pesquisas de iniciação científica, mestrado, doutorado e estágios de pesquisa no exterior foram financiadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Sua tese foi submetida ao Prêmio CAPES de Tese pelo PPG do qual é egresso. Dedica-se principalmente aos seguintes temas: literatura infantil e juvenil, leitura, formação de leitores, literatura e ensino de língua estrangeira, crítica feminista, e literatura de língua inglesa em geral. Atuou como estudante visitante na Universidade de Aveiro (UA, Portugal) e como pesquisador visitante na Texas AeM University (TAMU, Estados Unidos). Sob os auspícios do governo alemão, conduziu pesquisa na Internationale Jugendbibliothek (IJB). É membro dos Grupos de Pesquisa "Narrativas Estrangeiras Modernas", "Leitura e Literatura na Escola" e "Literatura Juvenil: Crítica e História". Participa da International Research Society for Children's Literature (IRSCL), que já o premiou e facilitou parcerias com professores das universidades de Middlesex (Inglaterra) e Malmö (Suécia). Atuou como professor contratado na UNESP, na UENP e no IFSP. Recentemente, desempenhou o papel de avaliador no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD/MEC), atuou como consultor no Programa Foreign Language Teaching Assistant (FLTA) da Comissão Fulbright Brasil, e recebeu o prêmio Altamente Recomendável da FNLIJ pela coletânea "Literatura premiada para crianças e jovens: da composição à sensibilização", na qual é coautor.Atualmente, é aluno do PPG em Literatura e Crítica Literária da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), onde realiza seu estágio de pós-doutorado na linha de Crítica Literária: Tradição e Novas Perspectivas Estético-Culturais e professor por tempo indeterminado no Serviço Social da Indústria.

Diana Navas, PUC-SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Literatura e Crítica Literária pela PUC-SP e graduada em Letras pela Universidade do Grande ABC. Realizou pós-doutorado na Universidade de Aveiro e, atualmente, ministra aulas no Programa de Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literária e no Programa de Língua Portuguesa da PUC-SP, e também nos cursos de graduação da Faculdade de Tecnologia de São Paulo. É bolsista produtividade CNPQ, líder do Grupo de Pesquisa "Literatura Juvenil: questões teóricas e práticas de leitura", membro do GT da Anpoll "Leitura e Literatura infantil e juvenil", e coordena os cursos de extensão "Entre a escrita e a escuta: literatura e humanização" e "Práticas de leitura do texto literário e a formação do leitor". Atua, principalmente, nos seguintes temas: romance contemporâneo brasileiro e português, metaficção, crítica literária, tendências da literatura juvenil, literatura inclusiva e literatura e educação.

Downloads

Publicado

2024-12-19

Como Citar

Magri da Rocha, G., & Navas, D. (2024). LITERATURA E COGNIÇÃO: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR PARA A COMPREENSÃO DA LEITURA. Revista Literatura Em Debate, 19(34), 108–131. https://doi.org/10.31512/19825625.2024.19.34.108-131