AFROFUTURISMO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

UMA PROPOSTA ANTIRRACISTA

Autores

  • Rafael Aranha de Sousa
  • Rosane Maria Cardoso Universidade Caxias do Sul/UCS

DOI:

https://doi.org/10.31512/19825625.2024.19.34.92-107

Palavras-chave:

Educação antirracista, Literatura afrodescendente, Descolonização da história, Gêneros textuais, Cultura afro-brasileira.

Resumo

Este artigo visa fomentar ações que promovam uma educação antirracista a partir da formação de leitores nas salas de aula da educação básica, enfatizando a importância textos oriundos das culturas africana e afro-brasileira. Além disso, busca integrar a literatura afrodescendente brasileira como um meio de desconstruir narrativas coloniais e realçar a influência africana na construção da identidade nacional. O objetivo é gerar discussões reflexivas sobre temas cruciais à educação antirracista, incluindo o contexto histórico e político do racismo no Brasil. Para isso, é essencial alinhar-se às diretrizes curriculares do Ministério da Educação, explorar a essência do afrofuturismo, e entender os pilares da educação antirracista. O artigo envolve a análise e o trabalho com diferentes gêneros textuais representativos da literatura e cultura africana e afro-brasileira, seguindo os padrões da BNCC e a Leis n° 10.639/03 e n° 11.645/08. O planejamento inclui a realização de oficinas que abrangem aspectos da narrativa e buscam reavaliar o papel do educador no desenvolvimento de estudantes capazes de pensamento crítico.

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Publicado

2024-12-19

Como Citar

Aranha de Sousa, R., & Cardoso, R. M. (2024). AFROFUTURISMO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA PROPOSTA ANTIRRACISTA. Revista Literatura Em Debate, 19(34), 92–107. https://doi.org/10.31512/19825625.2024.19.34.92-107