AFROFUTURISMO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
UMA PROPOSTA ANTIRRACISTA
DOI:
https://doi.org/10.31512/19825625.2024.19.34.92-107Palavras-chave:
Educação antirracista, Literatura afrodescendente, Descolonização da história, Gêneros textuais, Cultura afro-brasileira.Resumo
Este artigo visa fomentar ações que promovam uma educação antirracista a partir da formação de leitores nas salas de aula da educação básica, enfatizando a importância textos oriundos das culturas africana e afro-brasileira. Além disso, busca integrar a literatura afrodescendente brasileira como um meio de desconstruir narrativas coloniais e realçar a influência africana na construção da identidade nacional. O objetivo é gerar discussões reflexivas sobre temas cruciais à educação antirracista, incluindo o contexto histórico e político do racismo no Brasil. Para isso, é essencial alinhar-se às diretrizes curriculares do Ministério da Educação, explorar a essência do afrofuturismo, e entender os pilares da educação antirracista. O artigo envolve a análise e o trabalho com diferentes gêneros textuais representativos da literatura e cultura africana e afro-brasileira, seguindo os padrões da BNCC e a Leis n° 10.639/03 e n° 11.645/08. O planejamento inclui a realização de oficinas que abrangem aspectos da narrativa e buscam reavaliar o papel do educador no desenvolvimento de estudantes capazes de pensamento crítico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O trabalho Revista Literatura em Debate de Revista Literatura em Debate foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
A submissão de artigos, resenhas e trabalhos de escrita criativa significa que o autor(es) está(ão) cedendo gratuitamente à revista direitos autorais para publicação dos textos e concordando com as normas de submissão apresentadas pelo periódico.
Em caso de republicação, solicita-se apenas referendar o ano e volume de nossa revista onde ocorreu a publicação inicial.