PENSAR A DOCÊNCIA EM TEMPOS LÍQUIDO-MODERNOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/19825625.2024.19.34.192-198

Palavras-chave:

Educação, Docência

Resumo

Resenha da coletânea Docência e educação em tempos líquido-modernos. Obra organizada pelos pesquisadores Sidinei Pithan da Silva, Fabiane da Silva Prestes, Marcieli Dias Santos Cabeleira e Patrícia Carlesso Marcelino. A coletânea que está sendo resenhada é o resultado de esforços colaborativos de membros do Grupo de Estudos “Práxis: Docência, Educação e Sociedade”, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Unijuí-RS, juntamente com outros autores convidados, todos interessados na obra de Zygmunt Bauman e em suas conexões com a educação e as humanidades. A coletânea tem por objetivo socializar as análises feitas pelos diversos pesquisadores sobre os desafios da educação na era líquido-moderna, que é caracterizada por mudanças rápidas, globalização, neoliberalismo e uma sociedade consumista. Essa análise se baseia nos conceitos de Bauman, na crítica da razão instrumental e destaca como esses elementos afetam a educação. 

Biografia do Autor

Caroline Simon Bellenzier, Universidade de Passo Fundo.

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade de Passo Fundo, Mestra em Educação elo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade de Passo Fundo. Possui especialização em Supervisão Educacional pela Universidade de Passo Fundo. Graduada em Letras, Português, Inglês e respectivas literaturas. Membro do Grupo de Pesquisa Gepes/UPF.

Jovano Richetti Trevizan, Universidade de Passo Fundo.

Graduando em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo.

Chaiane Bukowski, Universidade de Passo Fundo.

Doutora em Educação - Universidade de Passo Fundo - Rio Grande do Sul – Brasil; Mestre em Educação - Universidade Federal da Fronteira Sul – Chapecó - Rio Grande do Sul – Brasil. Possui especialização em Educação Integral pela Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim/ RS. Graduada em Pedagogia pela Faculdade Anglicana de Erechim. Membro do Grupo de Pesquisa Gepes/UPF.


Downloads

Publicado

2024-12-19

Como Citar

Bellenzier, C. S., Trevizan, J. R., & Bukowski, C. (2024). PENSAR A DOCÊNCIA EM TEMPOS LÍQUIDO-MODERNOS. Revista Literatura Em Debate, 19(34), 192–198. https://doi.org/10.31512/19825625.2024.19.34.192-198