MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E AMOROSIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Hedi Maria Luft Professora da Faculdade de Balsas-Unibalsas, Balsas-MA e do Instituto Estadual de Educação Visconde de Cairu- Santa Rosa-RS. https://orcid.org/0000-0002-9691-1268
  • Anelise de Oliveira Rodrigues Unijuí- Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0003-3437-2892
  • Adão Eurides de Souza Filho Doutorando em Educação Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí). Bolsista CAPES. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - Campus Santo Ângelo-RS. https://orcid.org/0000-0002-3925-3668

DOI:

https://doi.org/10.31512/19825625.2024.19.33.42-55

Palavras-chave:

pedagogia humanizadora, relações pedagógicas, mediação, políticas educacionais.

Resumo

O estudo trata de refletir sobre as formas de mediação no universo escolar a fim de estabelecer interações mais humanas. Neste sentido, partimos da hipótese de que há uma responsabilidade educativa possível para a construção desse artifício. A abordagem metodológica consiste em um estudo bibliográfico, de natureza qualitativa, estabelecendo um diálogo entre as concepções freirianas e o espaço da atuação docente. O movimento de análise indica que a educação exerce o poder de humanizar, ou contribuir com a desumanização, ou seja, não é neutra. Sobre a atuação docente, aponta-se que fatores políticos, pedagógicos e legais repercutem nas interações com o espaço e na construção do conhecimento, influenciando na formação humana, produzindo modos de convivência e formação. Conclui-se que as relações entre professores e alunos, pautadas na amorosidade, dialogicidade e no respeito, quando articuladas a práticas pedagógicas comprometidas com a mediação humanizadora, contribuem para superar formas impositivas de atuação.

Biografia do Autor

Hedi Maria Luft, Professora da Faculdade de Balsas-Unibalsas, Balsas-MA e do Instituto Estadual de Educação Visconde de Cairu- Santa Rosa-RS.

Mestre em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí). Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Professora da Faculdade de Balsas-Unibalsas, Balsas-MA e do Instituto Estadual de Educação Visconde de Cairu- Santa Rosa-RS. hedi.luft@prof.unibalsas.edu.br  Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/8722880713063414. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9691-1268.

Anelise de Oliveira Rodrigues, Unijuí- Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Educação nas Ciências-
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ/RS-Brasil)- Bolsista CAPES. Linha
de Pesquisa Educação Popular em Movimentos e Organizações Sociais. Vinculada ao
Grupo de Pesquisa Práxis,  Mestre em Educação nas Ciências- Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ/RS-Brasil). Possui graduação em PEDAGOGIA pela Universidade Federal de Santa Maria (2012). Especialista em Gestão e Organização da Escola e em Pedagogia Social e Elaboração de Projetos. Professora da Rede Municipal de Ensino de Santa Rosa, Brasil.

Adão Eurides de Souza Filho, Doutorando em Educação Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí). Bolsista CAPES. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - Campus Santo Ângelo-RS.

Mestre em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí). Doutorando em Educação Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí). Bolsista CAPES. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - Campus Santo Ângelo-RS. adao.eurides@sou.unijui.edu.br Currículo lattes: https://lattes.cnpq.br/6344923816461052. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3925-3668.

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Publicado

2024-08-19

Como Citar

Luft, H. M., Rodrigues, A. de O., & Souza Filho, A. E. de. (2024). MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E AMOROSIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Literatura Em Debate, 19(33), 42–55. https://doi.org/10.31512/19825625.2024.19.33.42-55