AS RELAÇÕES PÚBLICO-PRIVADAS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.31512/19825625.2024.19.33.20-41Palavras-chave:
parcerias público-privadas, políticas públicas educacionais, sistema de apostilamento.Resumo
O artigo é um recorte da dissertação de Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPPG), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O objetivo foi compreender como as relações entre o público e o privado impactam os processos de ensino-aprendizagem de uma escola municipal, localizada na zona rural de um município do interior do estado do Rio Grande do Sul, considerando a implementação do apostilamento vinculado ao “Sistema de Ensino Aprende Brasil”, no período pós-pandêmico. A metodologia foi de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, a partir das entrevistas narrativas (auto)biográficas temáticas, o diário de campo e a análise documental. Pautou-se nos estudos de: Arroyo e Fernandes (1999); Adrião e Peroni (2009); Adrião et al (2016); Peroni (2015; 2017); Saura, Gutiérrez e Vargas (2021); dentre outros. Os resultados revelam que houve ações municipais para minimizar os danos, todavia as medidas poderiam ser melhor conduzidas com a adoção da gestão democrática. O sistema de apostilamento não apresentou aproximações com a realidade dos estudantes que residem em áreas rurais. A implementação de uma cultura digital, prevista na BNCC (Brasil, 2018), não se concretizou nem antes e nem depois da pandemia. Tanto estudantes quanto professores não assumiram o protagonismo digital, evidenciando que o discurso não acompanhou a prática. Foi produzido um Roteiro Orientador (e-book) que divulgou os resultados e as sugestões das colaboradoras, visando contribuir com a formação permanente docente e está vinculado à dissertação4, no manancial da UFSM.Downloads
Publicado
2024-08-19
Como Citar
Gabriel, A. F., Ferraz, V. M. V., & Sarturi, R. C. (2024). AS RELAÇÕES PÚBLICO-PRIVADAS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Literatura Em Debate, 19(33), 20–41. https://doi.org/10.31512/19825625.2024.19.33.20-41
Edição
Seção
ARTIGOS
Licença
O trabalho Revista Literatura em Debate de Revista Literatura em Debate foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
A submissão de artigos, resenhas e trabalhos de escrita criativa significa que o autor(es) está(ão) cedendo gratuitamente à revista direitos autorais para publicação dos textos e concordando com as normas de submissão apresentadas pelo periódico.
Em caso de republicação, solicita-se apenas referendar o ano e volume de nossa revista onde ocorreu a publicação inicial.