LITERATURA INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE ALUNOS COM DEFASAGEM DE APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.31512/19825625.2024.19.33.169-192Palavras-chave:
literatura infantil, alfabetização, letramento.Resumo
Este artigo aborda a relevância da literatura infantil e suas contribuições no processo de alfabetização e letramento de alunos com defasagem de aprendizagem nos anos finais do 1º ciclo do Ensino Fundamental (4º e 5º ano). Para o procedimento desse trabalho foi utilizado a pesquisa bibliográfica com o intuito de compreender o objetivo em estudo. A literatura infantil tem o poder de estimular a imaginação, desenvolver competências e habilidades, além de promover a criatividade. A defasagem no processo de alfabetização e letramento no Brasil, agravada pela pandemia de Covid-19, demanda soluções a longo prazo. O presente trabalho propõe estratégias pedagógicas, como projetos, metodologias ativas e sequências didáticas, que utilizam livros infantis em sala de aula. Também é feita uma reflexão sobre o contexto histórico da literatura infantil, a relação entre alfabetização e letramento, e a importância da literatura infantil na aquisição da leitura e escrita.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O trabalho Revista Literatura em Debate de Revista Literatura em Debate foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
A submissão de artigos, resenhas e trabalhos de escrita criativa significa que o autor(es) está(ão) cedendo gratuitamente à revista direitos autorais para publicação dos textos e concordando com as normas de submissão apresentadas pelo periódico.
Em caso de republicação, solicita-se apenas referendar o ano e volume de nossa revista onde ocorreu a publicação inicial.