A LEITURA LITERÁRIA NO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO DO ESPÍRITO SANTO

Autores

Palavras-chave:

BNCC. NEM. Leitura Literária.

Resumo

Considerando a importância da literatura em documentos curriculares oficiais e das políticas públicas educacionais, considerando também a recente implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Novo Ensino Médio (NEM), este artigo visa compreender a abordagem da leitura literária no currículo de Língua Portuguesa do Ensino Médio capixaba, especificamente o documento de Formação Geral e Básica, em cotejo com as mídias digitais. Categoriza-se metodologicamente como uma pesquisa qualitativa de procedimento bibliográfico-documental. Discute o contexto de implementação de tais documentos, em convergência com o cenário nacional e às discussões sobre o ideário neoliberal proposto pela pedagogia das competências. Por ancorar-se duplamente na BNCC e no NEM, o artigo conclui que o documento apresenta uma proposta de leitura literária centrada em vivências cotidianas em detrimento de um trabalho estético com vigor crítico mais consistente.

Biografia do Autor

Mariana Passos Ramalhete, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes).

Doutora e mestra em Educação pela da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Licenciada em Letras-Português (Ufes - 2008), Pedagogia (Ufes - 2014), com especializações na área educacional. Desde 2017, trabalha como professora de Língua Portuguesa em regime de dedicação exclusiva, no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), onde atua no Ensino Médio, na Licenciatura em Letras-Português e na pós-graduação. É professora permanente do Programa de Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras/UFRN/Ifes).

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2023-09-19

Como Citar

Ramalhete, M. P. (2023). A LEITURA LITERÁRIA NO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO DO ESPÍRITO SANTO. Revista Literatura Em Debate, 17(30), 106–121. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/literaturaemdebate/article/view/4517