A PRESENÇA DO PNLL APÓS UMA DÉCADA: RESSONÂNCIAS SOBRE O MERCADO EDITORIAL DE CAXIAS DO SUL / RS

Autores

Palavras-chave:

Leitura. PNLL. Economia do Livro.

Resumo

O presente estudo faz uma análise dos objetivos, princípios norteadores e eixos de ação do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), observando a relação com as editoras. Para justificar as ações propostas, fundamentou-se no Caderno do PNLL (2014), que traz o histórico e o desempenho do Plano ao longo dos anos. Desse modo, investigou-se em especial o quarto eixo, que aborda a economia do livro, a fim de averiguar diretamente o setor editorial. Como instrumentos de pesquisa, entrevistaram-se dois editores para compreender como a aplicação do Plano Nacional do Livro e Leitura, que tem mais de uma década, está presente nas editoras menores do interior do estado. Nesse sentido, exploram-se o mercado editorial e a cadeia produtiva do livro sob os estudos de Earp e Kornis (2004; 2005). Diante dessa situação, reflete-se sobre a importância da leitura e do leitor, que estão associados diretamente ao livro.

Biografia do Autor

Caroline de Morais, Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)

Doutora em Letras. Mestre em Letras, Cultura e Regionalidade. Especialista em Educação a Distância. Graduada em Letras. Atua como docente do Ensino Básico Técnico e Tecnológico (EBTT), no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Vacaria.


Está na função de Coordenadora do Colegiado do Curso de Especialização em Docência na Educação Básica (portaria 133/2020) e Curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio (portaria 51/2021).

Downloads

Publicado

2023-09-19

Como Citar

Morais, C. de. (2023). A PRESENÇA DO PNLL APÓS UMA DÉCADA: RESSONÂNCIAS SOBRE O MERCADO EDITORIAL DE CAXIAS DO SUL / RS. Revista Literatura Em Debate, 17(30), 167–185. Recuperado de https://revistas.fw.uri.br/literaturaemdebate/article/view/3890