A INFÂNCIA EM BLUEY

UM CONVITE A CRIANÇAS E ADULTOS COEXPERIENCIAREM OUTRAS RELAÇÕES FORMATIVAS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31512/19825625.2025.20.35.148-169

Palabras clave:

Infância, Brincar, Bluey, Coexperiência, Relações formativas

Resumen

Este artículo reflexiona sobre el pensamiento infantil expresado en el juego como una invitación para que niños y adultos coexperimenten su comprensión del mundo. El objetivo es analizar la imagen de la infancia presente en la animación Bluey y las tensiones que esta genera en la organización del trabajo de los docentes de educación infantil. La discusión se desarrolla a partir de tres ejes interpretativos: el juego tomado en serio, el juego como integración de experiencias y el juego en diferentes edades. Se observa que Bluey representa un dispositivo potente que desafía las representaciones cristalizadas de la infancia y puede movilizar prácticas docentes sensibles y contextualizadas, que emergen en el tiempo de la experiencia de los niños con el mundo que los rodea. 

Biografía del autor/a

Juliana Marques de Farias, Universidade Federal de Pelotas

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas, na linha de pesquisa Formação de Professores, Ensino, Processos e Práticas Educativas. Bolsista Capes do projeto Observatório da educação básica: impactos da pandemia sobre o direito à educação e a reconfiguração do trabalho docente. Mestra em Educação na referida instituição. Integrante do Grupo de Pesquisa O Laboratório de formação docente e reconhecimento das infâncias (Labforma/UFPel/CNPq).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6048577126428268

Alessandra Londero Almeida, Universidade Federal de Pelotas

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas, na linha de pesquisa Formação de Professores, Ensino, Processos e Práticas Educativas. Mestra em Educação na referida instituição. Integrante do Grupo de Pesquisa O Laboratório de formação docente e reconhecimento das infâncias (Labforma/UFPel/CNPq).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1427796749876555

Maiane Liana Hatschbach Ourique, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria. Professora Adjunta da Universidade Federal de Pelotas no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPel). Líder do Grupo de Pesquisa O Laboratório de formação docente e reconhecimento das infâncias (Labforma/UFPel/CNPq).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3241620845064515

Publicado

2025-06-25

Cómo citar

Farias, J. M. de, Almeida, A. L., & Ourique, M. L. H. (2025). A INFÂNCIA EM BLUEY: UM CONVITE A CRIANÇAS E ADULTOS COEXPERIENCIAREM OUTRAS RELAÇÕES FORMATIVAS. Revista Literatura Em Debate, 20(35), 148–169. https://doi.org/10.31512/19825625.2025.20.35.148-169