LAS INFANCIAS Y LO INFRAORDINARIO:

NOTAS PARA RESISTIR LA ACELERACIÓN CONTEMPORÁNEA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31512/19825625.2025.20.35.170-187

Palabras clave:

Infâncias, Tempos, Escolas, Experiências, Infraordinário

Resumen

La sociedad contemporánea se caracteriza por un ritmo acelerado, en el que prevalece la apreciación de las producciones grandes y rápidas. En este contexto, otros aspectos de la vida, como las experiencias, acaban relegados a un segundo plano. En este escenario se insertan las infancias, que sufren los efectos de estas aceleraciones. En casa, en las escuelas o en cualquier otro espacio social, las infancias han sido progresivamente alejadas de la posibilidad de observar, imaginar y crear, ya que las demandas adultocéntricas imponen prioridades diferentes. En este ensayo investigamos los tiempos de la infancia y la centralidad de las experiencias a través de un estudio bibliográfico con enfoque cualitativo. Inicialmente, basamos nuestra discusión sobre la aceleración contemporánea en las reflexiones de Hartmut Rosa. Luego promovimos un diálogo con autores como Walter Omar Kohan, Walter Benjamin y Giorgio Agamben, analizando la necesidad de dar un nuevo significado a los tiempos y espacios de la infancia. Finalmente, exploramos el concepto de infraordinario, desarrollado por Georges Perec, que destaca la importancia de las experiencias humanas ancladas en las sutilezas y particularidades de la vida cotidiana, a menudo descuidadas en una sociedad acelerada, pero fundamentales para una comprensión más profunda y sensible de vida. Desde estas perspectivas, concluimos que es imprescindible cuestionar y romper con los modelos hegemónicos tradicionales. Es necesario abrir fisuras que permitan que las infancias sean atravesadas por experiencias significativas, reconociendo y celebrando la belleza presente en lo infraordinario como dimensión esencial de la existencia.

Biografía del autor/a

Alessandra Neiss, PPGEDU URI - FW

Mestranda em Educação pela URI - FW. Especialista em Educação Infantil, Anos Iniciais e Educação Especial pela FAVENI (2024). Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Fai (2023). Durante a trajetória acadêmica atuou em diversas áreas de pesquisa, participando de grupos de estudo e produzindo diversos materiais abordando principalmente as seguintes temáticas: Prática Pedagógica, Educação, Planejamento, Educação Infantil, Educação Especial, Didática, a Influência do meio natural para o desenvolvimento integral da criança e Educação Ambiental Menor. Possui experiência prática nas áreas de: Educação Infantil, Anos Iniciais e Educação Especial. Atualmente é docente em cargo efetivo da rede estadual de educação de Santa Catarina.

Adilson Cristiano Habowski, PPGEDU URI-FW

Pós-doutorando no PPGEdu da Universidade La Salle, com bolsa do CNPq (Pós-Doutorado Júnior) - PDJ. Doutor em Educação (aprovado com louvor e tese indicada ao Prêmio CAPES de melhor Tese - 2023). Mestre em Educação (2019). Possui o Ensino Médio na modalidade normal (Magistério) (2014); Graduação em Teologia (2017) e Pedagogia (2022); e Especialização em Docência no Ensino Superior (2019). Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI, integrante da Linha de Pesquisa Processos Educativos, Linguagens e Tecnologias. Possui dezenas de artigos publicados na área da Educação em periódicos científicos com indexação nacional e internacional, além de ser autor (e organizador) de livros e dossiês temáticos. Parecerista ad hoc de diversos periódicos nacionais na área da Educação. Possui experiência prática nas áreas de: Educação Infantil, Anos Iniciais, Anos Finais, Ensino Médio, Ensino Religioso e na área de Pastoral Escolar. Seus interesses e experiências em pesquisa estão concentrados nas múltiplas articulações entre educação e sociedade contemporânea, nos estudos sobre os discursos pedagógicos e escolares, com destaque para temas relacionados às tecnologias digitais e às infâncias. Representante egresso na Comissão Permanente de Avaliação (CPA) da Universidade La Salle, onde também atuou como representante stricto sensu (2022-2023). Associado da ANPEd (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação). Participa da Cátedra UNESCO UniTwin - A Cidade que Educa e Transforma. Consultor ad hoc do SICT/RS (2025-2028). Desde 2022 desempenha a função de Editor Assistente da Revista Educação, Ciência e Cultura [RECC/ISSN 2236-6377]. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Cultura contemporânea, Sociabilidades e Práticas Educativas (CNPq), coordenado pelo professor Dr. Cleber Gibbon Ratto (UNILASALLE).

Publicado

2025-06-25

Cómo citar

Neiss, A., & Habowski, A. C. (2025). LAS INFANCIAS Y LO INFRAORDINARIO:: NOTAS PARA RESISTIR LA ACELERACIÓN CONTEMPORÁNEA. Revista Literatura Em Debate, 20(35), 170–187. https://doi.org/10.31512/19825625.2025.20.35.170-187