A ESCOLA COMO ESPAÇO DE DEMOCRATIZAÇÃO DO JOGO DE XADREZ

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31512/19825625.2024.19.34.223-244

Resumen

O jogo de xadrez cada vez mais vem sendo utilizado como elemento pedagógico no auxílio dos processos educacionais de ensino. Nas duas últimas décadas houve uma crescente procura pelos pesquisadores em estudar o jogo de xadrez em consonância com temas relacionados à educação. Nessa perspectiva, o artigo de cunho bibliográfico objetiva apresentar elementos da historicidade do jogo de xadrez que evidenciam sua posição de jogo segregador e elitista, e defender que a escola é um espaço potente para a sua contemporânea democratização, considerando as possibilidades do jogo como dinamizador dos processos de ensino e de aprendizado.

Biografía del autor/a

Eduardo Ribeiro Albuquerque, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI/FW).

Mestrando em Educação pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Frederico Westphalen (URI/FW). Licenciado e Bacharel em Educação Física pela Universidade Federal Santa Maria (UFSM). Especialista em Educação Física Escolar (UFSM). Especialista em Saúde Mental Coletiva pela Escola de Saúde Pública de Porto Alegre (ESP/POA).

Luci dos Santos Bernardi, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI/FW).

Doutora em Educação Científica e Tecnológica e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduada em Matemática pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Professora pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI/FW). Membro do Grupo de Pesquisa, Processos Educativos: Formação de Professores, Saberes e Práticas (GPPE), participa da Red Internacional de Etnomatemática (REDINET) e da Rede Brasileira por Instituições Educativas Socialmente Justas e Aldeias, Campos e Cidades que Educam (REDHUMANI). Participa da Cátedra UNESCO UniTwin - A Cidade que Educa e Transforma como Delegada da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI).

Publicado

2024-12-19

Cómo citar

Albuquerque, E. R., & Bernardi, L. dos S. (2024). A ESCOLA COMO ESPAÇO DE DEMOCRATIZAÇÃO DO JOGO DE XADREZ. Revista Literatura Em Debate, 19(34), 223–244. https://doi.org/10.31512/19825625.2024.19.34.223-244