A ESCOLA COMO ESPAÇO DE DEMOCRATIZAÇÃO DO JOGO DE XADREZ
DOI:
https://doi.org/10.31512/19825625.2024.19.34.223-244Resumen
O jogo de xadrez cada vez mais vem sendo utilizado como elemento pedagógico no auxílio dos processos educacionais de ensino. Nas duas últimas décadas houve uma crescente procura pelos pesquisadores em estudar o jogo de xadrez em consonância com temas relacionados à educação. Nessa perspectiva, o artigo de cunho bibliográfico objetiva apresentar elementos da historicidade do jogo de xadrez que evidenciam sua posição de jogo segregador e elitista, e defender que a escola é um espaço potente para a sua contemporânea democratização, considerando as possibilidades do jogo como dinamizador dos processos de ensino e de aprendizado.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O trabalho Revista Literatura em Debate de Revista Literatura em Debate foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
A submissão de artigos, resenhas e trabalhos de escrita criativa significa que o autor(es) está(ão) cedendo gratuitamente à revista direitos autorais para publicação dos textos e concordando com as normas de submissão apresentadas pelo periódico.
Em caso de republicação, solicita-se apenas referendar o ano e volume de nossa revista onde ocorreu a publicação inicial.