EDUCAÇÃO PARA O FUTURO: CONTRIBUIÇÕES DE FAURE, DELORS E SAHLE-WORK

Autores/as

  • Gladis Lorenzato Bertol Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões https://orcid.org/0009-0002-9608-2313
  • Jaqueline Moll Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

DOI:

https://doi.org/10.31512/19825625.2024.19.33.56-68

Palabras clave:

educação, futuro, relatórios UNESCO, educação ao longo da vida.

Resumen

O presente artigo tem como objetivo resgatar e analisar os relatórios da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) para a educação. Apresentamos as principais contribuições dos relatórios Faure (1972), Delors (1996) e Sahle-Work (2021), de maneira a situar a preocupação histórica com o futuro da educação e da sociedade. Faure defende uma educação ao longo da vida, que desenvolva os indivíduos integralmente e para a democracia. Delors indica que a educação deve organizar-se em torno de quatro pilares do conhecimento: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser. Sahle-Work estabelece um novo contrato social para a educação, reafirmando o compromisso da sociedade com um futuro pacífico, justo e sustentável. Os três relatórios, cada um em seu contexto histórico, constituem valiosos recursos para entender a situação da educação em escala global e para orientar políticas e práticas educacionais.

Biografía del autor/a

Gladis Lorenzato Bertol, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Mestranda em Educação na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI. Assistente de Educação na Rede Pública Estadual de Educação de SC

Jaqueline Moll, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora titular da Faculdade de Educação e professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências/UFRGS. Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

Publicado

2024-08-19

Cómo citar

Bertol, G. L., & Moll, J. (2024). EDUCAÇÃO PARA O FUTURO: CONTRIBUIÇÕES DE FAURE, DELORS E SAHLE-WORK. Revista Literatura Em Debate, 19(33), 56–68. https://doi.org/10.31512/19825625.2024.19.33.56-68