ENTRE MUROS E PALAVRAS
A LITERATURA COMO DIMENSÃO FORMATIVA NO HORIZONTE DO SUJEITO PRIVADO DE LIBERDADE
DOI:
https://doi.org/10.31512/19825625.2024.19.34.148-168Palabras clave:
Autonomia. Educação. Emancipação. Literatura. Sistema prisional.Resumen
Este artigo destaca a imprescindibilidade da reflexão acerca das trajetórias educacionais, visando criar oportunidades para despertar o pensamento crítico e contribuir para um ambiente educacional transformador e emancipatório, sobretudo em contextos desafiadores, como o sistema prisional. No cenário de privação de liberdade, a estratégia de formar indivíduos críticos e autônomos destaca-se ao explorar a convergência entre educação ético-estética e literatura por meio do Projeto Remição de Pena pela Leitura. Sob a fundamentação teórica, este estudo ampara-se nas contribuições de Theodor Adorno (2020), Immanuel Kant (1985), Cláudio Almir Dalbosco (2023), Damião Bezerra Oliveira; Izan Rodrigues de Souza; Fortunato Waldir Ferreira de abreu (2022), Paulo Evaldo Fensterseifer (2020), José Sérgio Fonseca de Carvalho (2017), Nadja Hermann (2010; 2018), Elionaldo Fernandes Julião (2012) e outros autores que reconhecem na educação um caminho fecundo para a emancipação e pensamento crítico. Mediante as análises, constata-se que o ambiente carcerário constitui um espaço que demanda reflexão contínua sobre a prática pedagógica, reconhecendo o potencial transformador da literatura e da educação na formação de sujeitos críticos e conscientes de seu papel na sociedade, mesmo diante de circunstâncias adversas.
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