ENTRE MUROS E PALAVRAS

A LITERATURA COMO DIMENSÃO FORMATIVA NO HORIZONTE DO SUJEITO PRIVADO DE LIBERDADE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31512/19825625.2024.19.34.148-168

Palabras clave:

Autonomia. Educação. Emancipação. Literatura. Sistema prisional.

Resumen

Este artigo destaca a imprescindibilidade da reflexão acerca das trajetórias educacionais, visando criar oportunidades para despertar o pensamento crítico e contribuir para um ambiente educacional transformador e emancipatório, sobretudo em contextos desafiadores, como o sistema prisional. No cenário de privação de liberdade, a estratégia de formar indivíduos críticos e autônomos destaca-se ao explorar a convergência entre educação ético-estética e literatura por meio do Projeto Remição de Pena pela Leitura. Sob a fundamentação teórica, este estudo ampara-se nas contribuições de Theodor Adorno (2020), Immanuel Kant (1985), Cláudio Almir Dalbosco (2023), Damião Bezerra Oliveira; Izan Rodrigues de Souza; Fortunato Waldir Ferreira de abreu (2022), Paulo Evaldo Fensterseifer (2020), José Sérgio Fonseca de Carvalho (2017), Nadja Hermann (2010; 2018), Elionaldo Fernandes Julião (2012) e outros autores que reconhecem na educação um caminho fecundo para a emancipação e pensamento crítico. Mediante as análises, constata-se que o ambiente carcerário constitui um espaço que demanda reflexão contínua sobre a prática pedagógica, reconhecendo o potencial transformador da literatura e da educação na formação de sujeitos críticos e conscientes de seu papel na sociedade, mesmo diante de circunstâncias adversas.

Biografía del autor/a

Lidiane Paula Nicoletti, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul/ UNIJUÍ

Mestranda no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências da UNIJUÍ/RS (Bolsista PROSUC). Licenciada em Letras pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul/ UNIJUÍ). Especialização em Metodologia do Ensino da Língua Inglesa pela Unyleya Educacional. Professora da rede pública municipal de Ijuí/RS. E-mail: lidiane.nicoletti@sou.unijui.edu.br

Maria Regina Johann, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul/ UNIJUÍ

Doutora e mestra em Educação nas Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da UNIJUÍ. Licenciada em Artes Plásticas pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul/ UNIJUÍ e professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências/PPGEC UNIJUÍ. 

Publicado

2024-12-19

Cómo citar

Nicoletti, L. P., & Johann, M. R. (2024). ENTRE MUROS E PALAVRAS: A LITERATURA COMO DIMENSÃO FORMATIVA NO HORIZONTE DO SUJEITO PRIVADO DE LIBERDADE. Revista Literatura Em Debate, 19(34), 148–168. https://doi.org/10.31512/19825625.2024.19.34.148-168