LITERATURA INFANTOJUVENIL E INDÚSTRIA CULTURAL: UMA ANÁLISE DOS LIVROS DO YOUTUBER LUCCAS NETO E A SEMIFORMAÇÃO DE LEITORES

Autores/as

Palabras clave:

Indústria Cultural. Semiformação. Youtuber. Literatura Infantil. Literatura Juvenil.

Resumen

Este artigo problematiza a categorização feita pelo mercado editorial brasileiro acerca do que é literatura infantojuvenil. Apresenta os livros infantojuvenis mais vendidos durante dez anos, no Brasil, conforme os dados publicados pelo portal PublishNews. A partir da contribuição de Adorno e Horkheimer, recorre aos conceitos de indústria cultural e semiformação, elege como corpus analítico dois livros circunscritos na categoria “infantojuvenis” presentes na lista de mais vendidos em 2018 e 2019 do portal PublishNews, a saber: Aventuras na Netoland com Luccas Neto e Brincando com Luccas Neto. Argumenta que as obras em questão são instrumento de alienação e industrialização da experiência estética, ignora os estudos (Zilberman, Lajolo, Hunt) no campo da literatura infantil e juvenil e das discussões inerentes à humanização (Candido,Saviani) do leitor diante da leitura por meio de um conteúdo pautado no incentivo ao mero consumismo. Conclui que os livros do youtuber, embora embalados de forma aparentemente diferente, não passam do mesmo produto e não oferecem aspectos que ampliem a experiência literária.

Biografía del autor/a

Taynara Batista da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), na linha de Educação e Linguagens. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Licenciada em Letras-Português pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES, 2021). Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Filosofia e Linguagens da Ufes (Nepefil/CE/UFES) e do grupo de pesquisa Literatura, Educação e Formação Estética.

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Publicado

2023-09-19

Cómo citar

Loureiro, R., & Silva, T. B. da. (2023). LITERATURA INFANTOJUVENIL E INDÚSTRIA CULTURAL: UMA ANÁLISE DOS LIVROS DO YOUTUBER LUCCAS NETO E A SEMIFORMAÇÃO DE LEITORES. Revista Literatura Em Debate, 17(30), 122–141. Recuperado a partir de https://revistas.fw.uri.br/literaturaemdebate/article/view/4519