ALGUMAS CONSIDERAÇÕES E PROVOCAÇÕES SOBRE O BILDUNGSROMAN: SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS EM RELAÇÃO AO ROMANCE DE DESENVOLVIMENTO E AO ROMANCE DE EDUCAÇÃO

Autores/as

  • Milena Hoffmann Kunrath Universidade Federal de Pelotas

Palabras clave:

Bildungsroman. Günter Grass. Crítica Literária

Resumen

O presente artigo propõe-se a oferecer uma explanação sobre o Bildungsroman  e a comparar dois conceitos aproximados, que às vezes geram designações equivocadas, a saber, o Romance de Desenvolvimento e o Romance de Educação. É sabido que, salvo exceções extremas, não existe gênero, ou neste caso subgênero, puro. Dessa forma, o romance pode apresentar diversas influências. Apresenta-se então a dificuldade de classificar romances com a temática da formação. O Bildungroman, por fazer parte do cânone, permite seu questionamento. Para tanto, será apresentado um exemplo de obra, O Tambor de Günter Grass,  que questiona o romance de formação tradicional e gera uma produtiva discussão no meio da crítica literária alemã. 

 

Biografía del autor/a

Milena Hoffmann Kunrath, Universidade Federal de Pelotas

Professora da Área de Alemão da Universidade Federal de Pelotas

Publicado

2017-12-14

Cómo citar

Kunrath, M. H. (2017). ALGUMAS CONSIDERAÇÕES E PROVOCAÇÕES SOBRE O BILDUNGSROMAN: SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS EM RELAÇÃO AO ROMANCE DE DESENVOLVIMENTO E AO ROMANCE DE EDUCAÇÃO. Revista Literatura Em Debate, 12(22), 132–143. Recuperado a partir de https://revistas.fw.uri.br/literaturaemdebate/article/view/2820