ALGUMAS CONSIDERAÇÕES E PROVOCAÇÕES SOBRE O BILDUNGSROMAN: SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS EM RELAÇÃO AO ROMANCE DE DESENVOLVIMENTO E AO ROMANCE DE EDUCAÇÃO

Authors

  • Milena Hoffmann Kunrath Universidade Federal de Pelotas

Keywords:

Bildungsroman. Günter Grass. Crítica Literária

Abstract

O presente artigo propõe-se a oferecer uma explanação sobre o Bildungsroman  e a comparar dois conceitos aproximados, que às vezes geram designações equivocadas, a saber, o Romance de Desenvolvimento e o Romance de Educação. É sabido que, salvo exceções extremas, não existe gênero, ou neste caso subgênero, puro. Dessa forma, o romance pode apresentar diversas influências. Apresenta-se então a dificuldade de classificar romances com a temática da formação. O Bildungroman, por fazer parte do cânone, permite seu questionamento. Para tanto, será apresentado um exemplo de obra, O Tambor de Günter Grass,  que questiona o romance de formação tradicional e gera uma produtiva discussão no meio da crítica literária alemã. 

 

Author Biography

Milena Hoffmann Kunrath, Universidade Federal de Pelotas

Professora da Área de Alemão da Universidade Federal de Pelotas

Published

2017-12-14

How to Cite

Kunrath, M. H. (2017). ALGUMAS CONSIDERAÇÕES E PROVOCAÇÕES SOBRE O BILDUNGSROMAN: SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS EM RELAÇÃO AO ROMANCE DE DESENVOLVIMENTO E AO ROMANCE DE EDUCAÇÃO. Literatura Em Debate, 12(22), 132–143. Retrieved from https://revistas.fw.uri.br/literaturaemdebate/article/view/2820