O RECURSO DA MEMÓRIA EM PESSACH: A TRAVESSIA, DE CARLOS HEITOR CONY
Palabras clave:
Carlos Heitor Cony, História, Memória, Pessach, a travessia, Política.Resumen
O presente artigo realiza uma análise do romance Pessach: a travessia, do escritor e jornalista carioca Carlos Heitor Cony, publicado em 1967, com o objetivo de mostrar como essa obra utiliza o recurso da memória para realizar o seu diálogo com a história e a construção da identidade. A metodologia de pesquisa utilizada envolve estudo crítico-analítico, pautado em revisão bibliográfica e análise literária da obra, sobre alguns pontos considerados basilares no romance: o recurso formal da memória, a forma com que a memória dialoga com a história, com a problematização da identidade individual e nacional e com o consequente engajamento político e ideológico.Descargas
Publicado
2016-11-09
Cómo citar
Cella, T. N., & Mello, C. J. de A. (2016). O RECURSO DA MEMÓRIA EM PESSACH: A TRAVESSIA, DE CARLOS HEITOR CONY. Revista Literatura Em Debate, 10(18), 201–221. Recuperado a partir de https://revistas.fw.uri.br/literaturaemdebate/article/view/2205
Número
Sección
SEÇÃO LIVRE
Licencia
O trabalho Revista Literatura em Debate de Revista Literatura em Debate foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
A submissão de artigos, resenhas e trabalhos de escrita criativa significa que o autor(es) está(ão) cedendo gratuitamente à revista direitos autorais para publicação dos textos e concordando com as normas de submissão apresentadas pelo periódico.
Em caso de republicação, solicita-se apenas referendar o ano e volume de nossa revista onde ocorreu a publicação inicial.