O RECURSO DA MEMÓRIA EM PESSACH: A TRAVESSIA, DE CARLOS HEITOR CONY

Authors

  • Thiana Nunes Cella Instituto Federal do Paraná - Campus Coronel Vivida
  • Cláudio José de Almeida Mello Unicentro - Guarapuava (Campus Santa Cruz)

Keywords:

Carlos Heitor Cony, História, Memória, Pessach, a travessia, Política.

Abstract

O presente artigo realiza uma análise do romance Pessach: a travessia, do escritor e jornalista carioca Carlos Heitor Cony, publicado em 1967, com o objetivo de mostrar como essa obra utiliza o recurso da memória para realizar o seu diálogo com a história e a construção da identidade. A metodologia de pesquisa utilizada envolve estudo crítico-analítico, pautado em revisão bibliográfica e análise literária da obra, sobre alguns pontos considerados basilares no romance: o recurso formal da memória, a forma com que a memória dialoga com a história, com a problematização da identidade individual e nacional e com o consequente engajamento político e ideológico.

Author Biographies

Thiana Nunes Cella, Instituto Federal do Paraná - Campus Coronel Vivida

É mestra em Letras pelo Programa de Pós-Graduação 'Interfaces entre língua e literatura', da Universidade do Cento-Oeste do Paraná - Unicentro. É graduada em Licenciatura em Letras Português-Inglês pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR - Campus Pato Branco. Atualmente atua no ensino de língua e literaturas de Língua Portuguesa e Inglesa no IFPR, Campus Coronel Vivida.

Cláudio José de Almeida Mello, Unicentro - Guarapuava (Campus Santa Cruz)

Claudio José de Almeida Mello é Doutor em Letras – pela Unesp-Assis, com doutorado-sanduíche na Universidade de Coimbra e pós-doutorado na Universidade Autônoma de Barcelona, sob supervisão de Teresa Colomer, com bolsa sênior da CAPES. É docente na Universidade Estadual do Centro-oeste, campus Santa Cruz.

Published

2016-11-09

How to Cite

Cella, T. N., & Mello, C. J. de A. (2016). O RECURSO DA MEMÓRIA EM PESSACH: A TRAVESSIA, DE CARLOS HEITOR CONY. Literatura Em Debate, 10(18), 201–221. Retrieved from https://revistas.fw.uri.br/literaturaemdebate/article/view/2205