MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E AMOROSIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.31512/19825625.2024.19.33.42-55Palabras clave:
pedagogia humanizadora, relações pedagógicas, mediação, políticas educacionais.Resumen
O estudo trata de refletir sobre as formas de mediação no universo escolar a fim de estabelecer interações mais humanas. Neste sentido, partimos da hipótese de que há uma responsabilidade educativa possível para a construção desse artifício. A abordagem metodológica consiste em um estudo bibliográfico, de natureza qualitativa, estabelecendo um diálogo entre as concepções freirianas e o espaço da atuação docente. O movimento de análise indica que a educação exerce o poder de humanizar, ou contribuir com a desumanização, ou seja, não é neutra. Sobre a atuação docente, aponta-se que fatores políticos, pedagógicos e legais repercutem nas interações com o espaço e na construção do conhecimento, influenciando na formação humana, produzindo modos de convivência e formação. Conclui-se que as relações entre professores e alunos, pautadas na amorosidade, dialogicidade e no respeito, quando articuladas a práticas pedagógicas comprometidas com a mediação humanizadora, contribuem para superar formas impositivas de atuação.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O trabalho Revista Literatura em Debate de Revista Literatura em Debate foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
A submissão de artigos, resenhas e trabalhos de escrita criativa significa que o autor(es) está(ão) cedendo gratuitamente à revista direitos autorais para publicação dos textos e concordando com as normas de submissão apresentadas pelo periódico.
Em caso de republicação, solicita-se apenas referendar o ano e volume de nossa revista onde ocorreu a publicação inicial.