O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO CONTEXTUALIZADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO NORMAL MAGISTÉRIO

Autores/as

  • Izelda Todero
  • José Vicente Lima Robaina

Palabras clave:

Projeto Político Pedagógico. Aprendizagem Contextualizada. Educação do Campo.

Resumen

O presente artigo buscou analisar o Projeto Político Pedagógico (PPP) do Curso Normal Magistério do Instituto Estadual de Educação Santo Antônio (IEESA), no município de Santo Antônio da Patrulha, Rio Grande do Sul (RS). A pesquisa pautou-se em verificar se o PPP relata o contexto sociocultural do município, considerando que Santo Antônio da Patrulha apresenta forte presença de agricultores familiares e dezenas de escolas de educação básica do campo. Como método de compreensão dos dados, buscando-se identificar a presença de conceitos e problematizações que dialogassem com o contexto do campo. Como resultados pode-se concluir, assim, que o PPP busca destacar a necessidade de contextualização com a realidade sociocultural dos educandos. Com isso, abre caminho para que docentes planejem e desenvolvam atividades de ensino, pesquisa e extensão nessa perspectiva, formando sujeitos emancipados, com consciência de sua própria realidade social.

Publicado

2023-09-19

Cómo citar

Todero, I., & Robaina, J. V. L. (2023). O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO CONTEXTUALIZADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO NORMAL MAGISTÉRIO. Revista Literatura Em Debate, 17(30), 3–19. Recuperado a partir de https://revistas.fw.uri.br/literaturaemdebate/article/view/4580