O CARÁTER PEDAGÓGICO DO ROMANCE-REPORTAGEM PARA A CONSTRUÇÃO DA CRÍTICA SOCIAL

Autores/as

  • Laísa Veroneze Bisol
  • Lizandro Carlos Calegari

Palabras clave:

Romance-reportagem. Jornalismo literário. Caráter pedagógico. Crítica social.

Resumen

Este artigo apresenta uma análise bibliográfica acerca do romance-reportagem, que une as funções literária e jornalística. Como parte do jornalismo literário, as obras desse gênero visam resgatar importantes acontecimentos sociais, por meio de pesquisas e entrevistas, representando realidades para instigar a crítica e a reflexão social. Nesse sentido, este estudo objetiva identificar as características e as funções do romance-reportagem a fim de observar o caráter pedagógico dessas produções. Assim, a utilização da linguagem mais detalhada, semelhante à literatura, e a partir de outras estratégias discursivas, como a aproximação do autor do texto com o leitor, indicam que esse tipo de narrativa possui viés pedagógico, uma vez que instiga o envolvimento dos leitores com causas sociais, buscando fortalecer o senso de empatia.

Publicado

2023-09-19

Cómo citar

Bisol, L. V., & Calegari, L. C. (2023). O CARÁTER PEDAGÓGICO DO ROMANCE-REPORTAGEM PARA A CONSTRUÇÃO DA CRÍTICA SOCIAL. Revista Literatura Em Debate, 17(30), 186–206. Recuperado a partir de https://revistas.fw.uri.br/literaturaemdebate/article/view/4579