Roberto Bolaño e Patricio Pron: arquivos da violência na literatura latino-americana contemporânea
Palabras clave:
literatura latino-americana contemporânea, Roberto Bolaño, Patricio Pron, violência, luto.Resumen
A partir da formulação sobre o “mal de arquivo” levada a cabo por Jacques Derrida, propomos pensar a operação de seriação de fatos e documentos nos romances 2666, do autor chileno Roberto Bolaño, e El espíritu de mis padres sigue subiendo en la lluvia, do argentino Patrico Pron, como esforço de criar um inventário da violência. Abordando os feminicídios no México e os desaparecimentos forçados na Argentina, as duas obras convocam a discussão acerca da vida dos que não importam e permitem a aproximação com temas como memória, trauma e impossibilidade do luto. Neste texto, propomos pensar ainda a literatura latino-americana contemporânea em uma perspectiva pós-ditatorial.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O trabalho Revista Literatura em Debate de Revista Literatura em Debate foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
A submissão de artigos, resenhas e trabalhos de escrita criativa significa que o autor(es) está(ão) cedendo gratuitamente à revista direitos autorais para publicação dos textos e concordando com as normas de submissão apresentadas pelo periódico.
Em caso de republicação, solicita-se apenas referendar o ano e volume de nossa revista onde ocorreu a publicação inicial.