Roberto Bolaño e Patricio Pron: arquivos da violência na literatura latino-americana contemporânea

Authors

  • Bárbara Xavier França Universidade Federal de Minas Gerais

Keywords:

literatura latino-americana contemporânea, Roberto Bolaño, Patricio Pron, violência, luto.

Abstract

A partir da formulação sobre o “mal de arquivo” levada a cabo por Jacques Derrida, propomos pensar a operação de seriação de fatos e documentos nos romances 2666, do autor chileno Roberto Bolaño, e El espíritu de mis padres sigue subiendo en la lluvia, do argentino Patrico Pron, como esforço de criar um inventário da violência. Abordando os feminicídios no México e os desaparecimentos forçados na Argentina, as duas obras convocam a discussão acerca da vida dos que não importam e permitem a aproximação com temas como memória, trauma e impossibilidade do luto. Neste texto, propomos pensar ainda a literatura latino-americana contemporânea em uma perspectiva pós-ditatorial.

Author Biography

Bárbara Xavier França, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Literários da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais. É mestre em Comunicação Social/Pragmáticas da Imagem pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais. Possui graduação em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Published

2018-12-18

How to Cite

França, B. X. (2018). Roberto Bolaño e Patricio Pron: arquivos da violência na literatura latino-americana contemporânea. Literatura Em Debate, 12(23), 56–68. Retrieved from https://revistas.fw.uri.br/literaturaemdebate/article/view/2996