ENTRE O QUIMONO E O VESTIDO

APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS DO ORIENTALISMO NA PERSPECTIVA OCIDENTAL A PARTIR DAS OBRAS “MEMÓRIAS DE UMA GUEIXA” E “DOM CASMURRO”

Authors

DOI:

https://doi.org/10.31512/19825625.2025.20.36.359-380

Keywords:

Transliteratura, Oriente e ocidente, Análise do discurso, Aproximações e distanciamentos

Abstract

Este artigo parte da transliteratura e da interculturalidade para estudarmos o orientalismo e suas particularidades, tendo como um dos objetivos principais demonstrar que os processos de internacionalização, globalização e mundialização trouxeram grandes aproximações, assim como enormes distanciamentos. Para essas questões, definimos a relação entre o Ocidente e o Oriente como uma relação de poder e de dominação a partir dos estudos da Análise do Discurso de Michel Foucault, fazendo uso do filme Memórias de uma gueixa (2005) e traçando um paralelo com a personagem ocidental Capitu, da obra Dom Casmurro (1999), de Machado de Assis, em uma perspectiva dos estudos de gênero. Em uma lógica criticável, inferimos que o orientalista tenta explicar por qual motivo o Oriente é como é, mas que, devido à complexidade e, principalmente, por causa das culturas divergentes, muitas vezes não o descreve como ele realmente é.

Author Biographies

Thiago Augusto Narikawa, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Graduação em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e Letras pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA). Pós-graduação em Docência Universitária (UEG). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT), da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Professor, gestor, instrutor, palestrante, revisor, tradutor, membro dos grupos de pesquisas Letramentos, Cultura, Conectividade e Educação (LECCE) e Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores de Línguas (GEFOPLE), membro da equipe do Prêmio Coca-Cola de Redação, idealizador e coordenador do Preparatório Solidário UNIALFA.

Eliézer Reis Vicente, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutorando em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás (PPGECM/UFG). Mestre em Educação, Linguagem e Tecnologias pela Universidade Estadual de Goiás (PPG-IELT/UEG). Especialista em Alfabetização, Letramento e Educação Infantil pela Faculdade IMES. Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Goiás (UFG/RC). Graduado em Pedagogia pelo Centro Universitário Cidade Verde (UniCV) e graduando em Sociologia pelo Centro Universitário Cidade Verde (UniCV). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Lattes: http://lattes.cnpq.br/1091636073095828. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5338-478X. E-mail: eliezervicentte@gmail.com.

Ellen Risia de Siqueira Freitas, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Mestra em Educação, Linguagens e Tecnologias (PPG-IELT) pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Especialista em "Coordenação Pedagógica e Escolar" e em "Alfabetização e Letramento" pela Faculdade Focus. Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), (2015-2018).

Olira Saraiva Rodrigues, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Graduação em Letras pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás). Doutorado em Arte e Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Pós-doutorado em Estudos Culturais pelo Programa Avançado de Cultura Contemporânea da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pós-doutorado pelo Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto - Portugal. Coordenadora do Grupo de Pesquisa LECCE - Letramentos, Cultura, Conectividade e Educação. Membro do corpo pesquisador do Programa Avançado de Cultura Contemporânea - PACC - UFRJ, linha de pesquisa: cultura e tecnologia, do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores de Línguas - GEFOPLE, linha de pesquisa: Letramentos / Multiletramentos nas ações de formação de professores de línguas e também do Grupo Informação, Comunicação e Cultura Digital / Center for Research in Communication, Information and Digital Culture do Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Profissionalmente, professora e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT) e professora formadora do Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede (CEAR) da Universidade Estadual de Goiás (UEG).

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Published

2025-10-31

How to Cite

Narikawa, T. A., Vicente, E. R., Freitas, E. R. de S., & Rodrigues, O. S. (2025). ENTRE O QUIMONO E O VESTIDO: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS DO ORIENTALISMO NA PERSPECTIVA OCIDENTAL A PARTIR DAS OBRAS “MEMÓRIAS DE UMA GUEIXA” E “DOM CASMURRO”. Literatura Em Debate, 20(36), 359–380. https://doi.org/10.31512/19825625.2025.20.36.359-380