O TRABALHO DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA: REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS REALIZADAS NESSE CONTEXTO

Authors

  • Ana Paula Barbieri de Mello Prefeitura Municipal de Maravilha/SC
  • Dilva Bertoldi Benvenutti Universidade do Oeste de SC - UNOESC https://orcid.org/0000-0002-1252-0287
  • Graciela Deise Metz Prefeitura Municipal de Maravilha/SC
  • Patrícia Aparecida Stürmer Prefeitura Municipal de Maravilha/SC

DOI:

https://doi.org/10.31512/19825625.2024.19.33.69-91

Keywords:

equipe multidisciplinar, desenvolvimento, ensino, aprendizagem.

Abstract

Este artigo objetiva compartilhar e refletir sobre o trabalho educacional desenvolvido pela Equipe Multidisciplinar da Secretaria Municipal de Educação de Maravilha (SC) nos Centros Educacionais (CEs) e nos Centros de Educação Infantil (CEIs) no ano de 2023. A equipe é composta por fonoaudióloga, psicóloga e psicopedagoga, atuando interdisciplinarmente no contexto escolar, em sintonia com gestores, professores e coordenação pedagógica da rede municipal de ensino. O foco da atividade está pautado na detecção precoce de atrasos/dificuldades e transtornos por meio de triagens escolares, visando a prevenção, orientação, planejamento e aprimoramento do desenvolvimento infantil e do processo de ensino e aprendizagem. Concluímos que o trabalho é primoroso e imprescindível para uma melhor qualidade de ensino e de aprendizagem, devendo assim estar presente e ser qualificado no âmbito das políticas públicas educacionais, colaborando para a diminuição das desigualdades educacionais e sociais.

Author Biography

Dilva Bertoldi Benvenutti, Universidade do Oeste de SC - UNOESC

Meste em Educação. Doutora em Educação nas Ciências. Pós Doc e mEducação pela UFPEL Pelotas - RS

Professora de Tempo Integral da Universidade do Oeste de SC- Campus de São Miguel do Oeste e Joaçaba.

PPGEd - Joaçaba.

Published

2024-08-19

How to Cite

Mello, A. P. B. de, Benvenutti, D. B., Metz, G. D., & Stürmer, P. A. (2024). O TRABALHO DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA: REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS REALIZADAS NESSE CONTEXTO. Literatura Em Debate, 19(33), 69–91. https://doi.org/10.31512/19825625.2024.19.33.69-91