COMO A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PODERIA AJUDAR NA LEITURA NOS ANOS INICIAIS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.31512/19825625.2024.19.33.274-290

Keywords:

anos iniciais, alfabetização, leitura, educação, tecnologias.

Abstract

A inteligência artificial pode ajudar as escolas a otimizar a gestão de recursos, como salas de aula, materiais escolares e professores. Por meio da análise de dados, fica evidente que a Inteligência Artificial (IA) pode ajudar a prever a demanda por recursos, além de otimizar a alocação de recursos para maximizar a eficiência e minimizar os custos. Ela está ajudando a personalizar o ensino, oferecendo feedback imediato aos alunos e avaliando o progresso de maneira mais eficiente. Ademais, a IA está permitindo aos professores economizarem tempo ao automatizar tarefas repetitivas e liberando-os para concentrarem-se nas necessidades individuais dos alunos. Contudo, a IA vai muito além, seus recursos também podem ajudar a realizar com sucesso outras atividades diretamente relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem: agendar anúncios e eventos para distribuição em massa entre os alunos, programar chatbots para gestão e atendimento aos alunos, nos anos iniciais, usar tablets e jogos de alfabetização, músicas do alfabeto, jogos da memória, letras coloridas, por exemplo, e podem ser solicitadas vídeochamadas com as crianças, em grupo de leitura.

Author Biographies

Maria Lúcia Rodrigues, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Mestranda em Educação do PPGEDU da URI – Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Silvia Regina Canan, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Doutora em Educação e professora do PPGEDU da URI – Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Published

2024-08-19

How to Cite

Rodrigues, M. L., & Canan, S. R. (2024). COMO A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PODERIA AJUDAR NA LEITURA NOS ANOS INICIAIS. Literatura Em Debate, 19(33), 274–290. https://doi.org/10.31512/19825625.2024.19.33.274-290