LITERATURA, ÉTICA E EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE
REFLEXÕES A PARTIR DE “ELOGIO DA LITERATURA”, DE Z. BAUMAN E R. MAZZEO
DOI:
https://doi.org/10.31512/19825625.2024.19.34.03-22Keywords:
Leitura. Literatura. Ética. Educação. Capacidades.Abstract
Pretende-se neste ensaio teórico validar argumentativamente o incentivo à institucionalização de horários específicos para a leitura pelas escolas em tempo integral. Supõe-se que a imersão hermenêutica nas obras de literatura, pedagogicamente conduzida na perspectiva da formação integral, possibilita aos estudantes sua capacitação para a cidadania democrática, além de sua preparação para o trabalho. A construção do texto está focada na questão da ética pertinente ao trabalho pedagógico na contemporaneidade. Elogio da Literatura, de Z. Bauman e R. Mazzeo (2020), é a obra literária tomada como objeto privilegiado de interlocução. Metodologicamente, ensaia-se pensar as questões ético-pedagógicas a partir da experiência da leitura (Brayner, 2015), o que implica seguir a abordagem teórico-metodológica hermenêutico-crítica. Por esta via, resulta que a formação a ser promovida pelas escolas abrangerá não apenas as capacidades pertinentes à dimensão técnico-instrumental da razão humana, mas também as capacidades interpretativas, comunicativas, reflexivas, críticas e artísticas da razão discursiva.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O trabalho Revista Literatura em Debate de Revista Literatura em Debate foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
A submissão de artigos, resenhas e trabalhos de escrita criativa significa que o autor(es) está(ão) cedendo gratuitamente à revista direitos autorais para publicação dos textos e concordando com as normas de submissão apresentadas pelo periódico.
Em caso de republicação, solicita-se apenas referendar o ano e volume de nossa revista onde ocorreu a publicação inicial.