A CONTRADITÓRIA REVISÃO CONCRETISTA DE OSWALD DE ANDRADE
DO OSTRACISMO À APROPRIAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.31512/19825625.2024.19.34.245-261Keywords:
Oswald de Andrade. Revisão Concretista, Noigandres, Experimentalismo estético.Abstract
Hoje consagrado, Oswald de Andrade integra o cânone da literatura brasileira. No entanto, o modo como são conhecidos autor e obra é parcial e limitado. Oswald é visto, sobretudo, como experimentador de técnicas literárias inovadoras e radicais, vanguardista e crítico exclusivamente no campo estético, destituído de sua dimensão histórica, nacional e crítica. Quando se busca compreender o surgimento e o estabelecimento dessa imagem, chega-se à revisão concretista de sua produção. Diante disso, o presente artigo tem como objetivo discutir criticamente a revisão da obra de Oswald de Andrade realizada nas décadas de 1950 e 1960 pelos concretistas Augusto de Campos, Décio Pignatari e Haroldo de Campos, a fim de demonstrar a relação entre esse processo e o modo parcial como o escritor modernista e sua obra são compreendidos atualmente. Por meio da análise de artigos e ensaios publicados pelos poetas no período e posteriormente, busco comprovar a proposição crítica de que artista e obra, embora canonizados e reverenciados, foram descaracterizados e destituídos da força crítica e da relevância histórico-social que possuem, sendo esvaziados do seu caráter verdadeiramente contestador, residente na articulação entre forma literária vanguardista e conteúdo social brasileiro no contexto mundial.
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