CINEMA, EDUCAÇÃO E LETRAMENTO AUDIOVISUAL: PROPOSIÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA PROFESSORES-TELESPECTADORES

Authors

Keywords:

Cinema. Educação. Letramento audiovisual. Sequência didática.

Abstract

Este artigo é resultado de uma dissertação de mestrado e intenciona, de forma resumida, apresentar aos leitores a pesquisa e seus resultados. A temática visava abordar relações entre educação e cinema, com foco na discussão de práticas pedagógicas com vistas ao letramento audiovisual como competência leitora e como prática em seu cotidiano pedagógico. Como objetivo geral, discutir inter-relações entre cinema e educação a fim apresentar práticas pedagógicas voltadas ao letramento audiovisual para que educadores possam explorar ao máximo o potencial dos filmes em salas de aula. Para desenvolver o estudo, fez-se levantamento de dissertações e teses sobre o tema assim como de artigos acadêmicos que procuram investigar as relações entre cinema e educação. Como resultado, a dissertação apresentou uma proposta de sequência didática com foco no cinema na sala de aula e uma cartilha de orientação ao professor para a abordagem da sétima arte, entendendo-a como artefato cultural.

Published

2023-09-19

How to Cite

Feron, T. R., & Porto, L. T. (2023). CINEMA, EDUCAÇÃO E LETRAMENTO AUDIOVISUAL: PROPOSIÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA PROFESSORES-TELESPECTADORES. Literatura Em Debate, 17(30), 20–40. Retrieved from https://revistas.fw.uri.br/literaturaemdebate/article/view/3762