SILENCIAMENTO E VIOLÊNCIA EM LAVOURA ARCAICA
Keywords:
Raduan Nassar. Gênero. Patriarcalismo. Violência.Abstract
A proposta do artigo é apresentar uma leitura do romance Lavoura Arcaica (1975), de Raduan Nassar, analisando o modo como a personagem Ana é descrita e rememorada ao longo da obra, a partir da perspectiva de seu irmão, um narrador masculino. Partimos da hipótese de Jaime Ginzburg (2012), de que a morte de protagonistas femininas seriam situações seriais presentes na literatura brasileira. Dessa forma, para que um homem possa narrar é preciso que uma mulher morra. A análise parte de passagens do romance e do olhar sobre a linguagem para estabelecer relações de comparação e intertextualidade em diálogo com as teorias de gênero. Os resultados apontam para o silenciamento da voz feminina e para a relação entre violência e patriarcalismo.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O trabalho Revista Literatura em Debate de Revista Literatura em Debate foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
A submissão de artigos, resenhas e trabalhos de escrita criativa significa que o autor(es) está(ão) cedendo gratuitamente à revista direitos autorais para publicação dos textos e concordando com as normas de submissão apresentadas pelo periódico.
Em caso de republicação, solicita-se apenas referendar o ano e volume de nossa revista onde ocorreu a publicação inicial.