A CORROSÃO DOS CURSOS DE LICENCIATURA NO BRASIL: O TENSIONAMENTO ENTRE ESTADO E POLÍTICAS NEOLIBERAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/19825625.2024.19.33.04-19

Palavras-chave:

cursos superiores de licenciatura, neoliberalismo, educação a distância, desmonte da formação docente.

Resumo

Os dados do Censo da Educação Superior de 2022 (Brasil, 2023) mostram que, do total de 1.669.911 matrículas nos cursos superiores de licenciatura, 1.071.858 estão concentradas na modalidade a distância. A priorização dos fins lucrativos, em detrimento de valores acadêmicos, são fatores que colocam as licenciaturas sob a égide da lógica empresarial. Partindo da questão norteadora “qual é o impacto do avanço da lógica neoliberal, atrelada a um Estado omisso, na concepção e na organização dos cursos de licenciatura?”, o presente artigo objetiva analisar como a lógica do mercado se infiltra nos processos formativos de docentes, de modo a corroer a ideia de formação crítica e emancipadora. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados mostram como o avanço do neoliberalismo se faz por diversas vias, seja na organização das instituições de educação superior, seja nas políticas educacionais, seja na reorganização das escolas que passa a exigir professores passíveis de quantificação, seja na substituição dos conteúdos por competências.

Biografia do Autor

Altair Alberto Fávero, Universidade de Passo Fundo

Possui Pós-Doutorado (Bolsista Capes) pela Universidad Autónoma del Estado de México (UAEMéx), Doutorado em Educação (UFRGS), Mestre em Filosofia do Conhecimento (PUC/RS), Especialista em Epistemologia das Ciências Sociais (UPF) e Graduado em Filosofia (UPF). Atua como professor titular III e pesquisador no Curso de Filosofia, no Mestrado e Doutorado em Educação da UPF, onde coordena os projetos de Pesquisa Docência Universitária e políticas educacionais (em andamento desde março de 2012) e Políticas Curriculares para o Ensino Médio (em andamento desde outubro de 2020). Além de diversas publicações em periódicos qualificados pela Mercado de Letras é autor do livro Educar o educador: reflexões sobre formação docente (em coautoria com Carina Tonieto, lançado em 2010) e é organizador das Coletâneas Leituras sobre John Dewey e a educação (em co-organização com Carina Tonieto lançado em 2011), Leituras sobre Hannah Arendt: educação, filosofia e política (em co-organização com Edison Alencar Casagranda, lançado em 2012), Leituras sobre Richard Rorty e a educação (em co-organização com Carina Tonieto, lançado em 2013) e Docência Universitária: pressupostos teóricos e perspectivas didáticas (em co-organização com Carina Tonieto e Leandro Carlos Ody, lançado em 2015). Pela Editora CRV publicou Espaço Europeu de Educação Superior (EEES) para além da Europa (em co-organização com Maria de Lurdes Pinto de Almeida e Afrânio Mendes Catani, publicado em 2015) e Políticas de Educação Superior e Docência Universitária: diálogos Sul-Sul (em co-organização com Gionara Tauchen, lançado em 2016); Epistemologias da Docência Universitária (em co-organização com Altair Alberto Fávero, publicao em 2016); Interdisciplinaridade e formação docente (em co-organização com Carina Tonieto e Evandro Consaltér, publicado em 2018); Leituras sobre Zygmunt Bauman e a educação (em co-organização com Carina Tonieto e Evandro Consaltér, publicado em 2019); Leituras sobre Educação e Neoliberalismo (em co-organização com Carina Tonieto e Evandro Consaltér, publicado em 2020); Leituras sobre Martha Nussbaum e a educação (em co-organização com Carina Tonieto e Evandro Consaltér, publicado em 2021); Leituras sobre Pesquisa em Política Educacional e Teoria da Atuação (em co-organização com Carina Tonieto, Evandro Consaltér e Junior Bufon Centenaro publicado em 2022). Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior - GEPES/UPF, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo - RS/Brasil e ao Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior -  GIEPES, ligado à Unicamp. Membro do Grupo Interinstitucional EMpesquisa e pesquisador do projeto "A reforma Ensino Médio com a Lei 13415/2017: percursos da implementação nas redes estaduais e da rede federal de Ensino Médio". E-mail: altairfavero@gmail.com

Daniê Regina Mikolaiczik, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Doutoranda em Educação no PPGEdu/UPF (ingresso em agosto de 2022), Mestre em Educação pela UPF. Especialização em Teorias e Metodologias da Educação pelo IFRS - Campus Sertão. Graduação em Pedagogia pela UFFS - Campus Erechim. É pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (GEPES-UPF/RS).

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Publicado

2024-08-19

Como Citar

Fávero, A. A., & Mikolaiczik, D. R. (2024). A CORROSÃO DOS CURSOS DE LICENCIATURA NO BRASIL: O TENSIONAMENTO ENTRE ESTADO E POLÍTICAS NEOLIBERAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Revista Literatura Em Debate, 19(33), 4–19. https://doi.org/10.31512/19825625.2024.19.33.04-19