CLUBE DE LEITURA

RESULTADOS DE UMA EXPERIÊNCIA NA ESCOLA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/19825625.2024.19.34.132-147

Palavras-chave:

Círculo de leitura, Práticas pedagógicas, Formação do leitor, Literatura.

Resumo

Neste artigo, apresenta-se a análise de uma autoavaliação sobre a participação de estudantes em um clube de leitura, criado para estimular o desenvolvimento do letramento literário. O embasamento teórico inclui informações acerca das temáticas do estudo, enquanto a metodologia adotada baseia-se na dinâmica dos círculos de leitura, conforme a proposta de Cosson (2021a). Participaram do projeto estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Santa Maria, RS, que leram e discutiram a obra Matilda e o Clube de Leitura (Trevisan, 2022). As categorias de análise abrangem as concepções iniciais dos estudantes sobre a leitura literária, sua experiência no clube de leitura e os efeitos dessa vivência no gosto pela leitura. Os resultados indicam que práticas de mediação literária, como os círculos de leitura, são estratégias pedagógicas eficazes para envolver os estudantes com a literatura. Conclui-se que a implementação de clubes de leitura nas escolas, além de promover a leitura literária, incentiva o hábito de leitura e contribui para a formação de leitores.

Biografia do Autor

Cádia Mara Dorneles Carus, Universidade Franciscana

Professora de Língua Portuguesa na rede municipal de Santa Maria, RS, Brasil. Mestre em Ensino de Humanidades e Linguagens pela Universidade Franciscana (MEHL-UFN).

Noemi Boer, Universidade Franciscana

Doutora em Educação Cientifica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Professora e pesquisadora no programa de Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens - MEHL, da Universidade Franciscana - UFN, Brasil.

Adriana Cláudia Martins, Universidade Franciscana

Doutora em Educação e doutora em Letras/Estudos Literários pela Universidade Federal de Santa Maria -UFSM; Professora e pesquisadora nos cursos de Letras e Pedagogia da Universidade Franciscana - UFN.

Downloads

Publicado

2024-12-19

Como Citar

Carus, C. M. D., Boer, N., & Martins, A. C. (2024). CLUBE DE LEITURA: RESULTADOS DE UMA EXPERIÊNCIA NA ESCOLA. Revista Literatura Em Debate, 19(34), 132–147. https://doi.org/10.31512/19825625.2024.19.34.132-147