LITERATURA E COGNIÇÃO
UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR PARA A COMPREENSÃO DA LEITURA
DOI:
https://doi.org/10.31512/19825625.2024.19.34.108-131Palavras-chave:
Teoria Literária, Crítica LiteráriaResumo
Este artigo explora a intersecção entre a ciência cognitiva e os estudos literários, investigando como a estética da recepção pode ser enriquecida pela teoria cognitiva na formação do leitor literário. O estudo adota uma abordagem interdisciplinar, utilizando uma revisão teórica para analisar o impacto das perspectivas cognitivas sobre os processos de leitura e interpretação. Fundamentado em autores como Maria Nikolajeva, Joanne Marie Purcell, G. Gabrielle Starr, Bettina Kummerling-Meibauer e Jörg Meibauer, o texto destaca como a integração dessas teorias pode informar metodologias de pesquisa em letras e práticas educacionais. Ao explorar essa interação, o artigo sugere que uma compreensão mais profunda da dinâmica entre leitor e obra literária pode contribuir para uma apreciação mais significativa da literatura, promovendo um desenvolvimento humano integral.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O trabalho Revista Literatura em Debate de Revista Literatura em Debate foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
A submissão de artigos, resenhas e trabalhos de escrita criativa significa que o autor(es) está(ão) cedendo gratuitamente à revista direitos autorais para publicação dos textos e concordando com as normas de submissão apresentadas pelo periódico.
Em caso de republicação, solicita-se apenas referendar o ano e volume de nossa revista onde ocorreu a publicação inicial.