AS RELAÇÕES PÚBLICO-PRIVADAS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/19825625.2024.19.33.20-41

Palavras-chave:

parcerias público-privadas, políticas públicas educacionais, sistema de apostilamento.

Resumo

O artigo é um recorte da dissertação de Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPPG), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O objetivo foi compreender como as relações entre o público e o privado impactam os processos de ensino-aprendizagem de uma escola municipal, localizada na zona rural de um município do interior do estado do Rio Grande do Sul, considerando a implementação do apostilamento vinculado ao “Sistema de Ensino Aprende Brasil”, no período pós-pandêmico. A metodologia foi de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, a partir das entrevistas narrativas (auto)biográficas temáticas, o diário de campo e a análise documental. Pautou-se nos estudos de: Arroyo e Fernandes (1999); Adrião e Peroni (2009); Adrião et al (2016); Peroni (2015; 2017); Saura, Gutiérrez e Vargas (2021); dentre outros. Os resultados revelam que houve ações municipais para minimizar os danos, todavia as medidas poderiam ser melhor conduzidas com a adoção da gestão democrática. O sistema de apostilamento não apresentou aproximações com a realidade dos estudantes que residem em áreas rurais. A implementação de uma cultura digital, prevista na BNCC (Brasil, 2018), não se concretizou nem antes e nem depois da pandemia. Tanto estudantes quanto professores não assumiram o protagonismo digital, evidenciando que o discurso não acompanhou a prática. Foi produzido um Roteiro Orientador (e-book) que divulgou os resultados e as sugestões das colaboradoras, visando contribuir com a formação permanente docente e está vinculado à dissertação4, no manancial da UFSM.

Biografia do Autor

Angélica Felske Gabriel, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciada em Letras, habilitação em Português e Literaturas da Língua Portuguesa pelo Centro Universitário Franciscano, Unifra (2008). Pós-graduada em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira (2012) e em Metodologia do Ensino Religioso (2019) pelo Centro Universitário Internacional de Curitiba/PR. É professora regente de Língua Portuguesa, atuando nas séries finais do Ensino Fundamental, no município de São Pedro do Sul desde 2015 e aluna do Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPPG), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM - RS).

Viviane Martins Vital Ferraz, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Pedagogia com Habilitação em Educação Infantil, Administração Escolar e Magistério das séries iniciais pela Universidade Castelo Branco (2002); especialização em Psicopedagogia e Orientação Educacional pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2006); especialização em Docência do Ensino Superior pela Faculdade São José - Rio de Janeiro (2007); Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria-UFSM (2010); Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na linha de pesquisa "Políticas Públicas Educacionais, Práticas Educativas e suas Interfaces". Título da tese: "Narrativas (auto)biográficas com professoras sobre as violências e a Educação Humanizadora: 'Foi um rio que passou em minha vida'". Atualmente está realizando o Pós-doutorado em Educação pela UFSM e em parceria com a Universidade de Valência/ Espanha. Pesquisa sobre os seguintes temas: políticas públicas educacionais; práticas educativas; currículo; relação pedagógica e seus condicionantes; habilidades socioemocionais; violências, bullying, Direitos Humanos, fracasso escolar, construção da autonomia e alfabetização. Participou do Grupo de Estudos sobre afetividade e moralidade do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFSM) e do projeto "Os conflitos e os sentimentos presentes na relação pedagógica e seus entrelaçamentos na construção da personalidade moral". Atualmente é pesquisadora no grupo de estudos e pesquisas Elos sobre o campo curricular, Políticas Públicas, Gestão Educacional, Práticas Escolares no que tange à Educação Básica e Ensino Superior (PPGE/UFSM) e o Grupo de Pesquisa Bem-Estar Educacional (GPBEE), da instituição de Educação Básica Centro Educacional Leonardo da Vinci (Brasília /DF). Pesquisadora integrante do GT Capitalismo digital, política educativa y pedagogía crítica (CLACSO). Atua como consultora de Filosofia a partir do Programa de Filosofia para Crianças. Desenvolve projetos de formação humanizadora entrelaçado ao desenvolvimento da Inteligência socioemocional. Professora concursada da Secretaria Municipal de Educação do RJ e da Secretaria Estadual de Educação do RJ, encontrando-se atualmente em licença não remunerada para acompanhar cônjuge. Experiência no Ensino Superior (Cursos de Graduação e Pós-graduação) como professora pela Faculdade do Tapajós (FAT); professora na Faculdade de Itaituba (FAI) e como tutora na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Foi membro da coordenação do NDE (Núcleo Docente Estruturante) na Faculdade de Itaituba (FAI). Tem experiência no Ensino Superior, em todos os anos da Educação Infantil (do maternal ao Jardim II), nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1, 2, 3 e 5 anos), no Primeiro ano do Ensino Médio atuando como professora regente em instituições públicas na disciplina de Filosofia. Na Educação Básica atuou em instituições públicas e privadas em diversos lugares do Brasil. Atuou como auxiliar de Coordenação Pedagógica em escola de Educação Infantil. Possui formação em artista bailarina (ballet e jazz). Tem experiência com a criação, organização e execução de espetáculos, além da experiência como professora e coreógrafa. Breve experiência como Orientadora Educacional. Estagiou em diversas áreas da Educação, inclusive no Pólo de Atendimento de bebês - Educação Inclusiva e como Pedagoga da Divisão de Ensino - Coordenação dos Cursos da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ). Desenvolve projetos escolares sobre Resolução de conflitos, bullying, afetividade, educação humanizadora e direitos humanos, embasado na Lei N 13.185 (Programa de combate à intimidação sistemática - Bullying, ao Plano Nacional de Direitos Humanos e a LDB 93934/96. Atualmente está cursando a Graduação de Filosofia pela Universidade Católica de Brasília (UCB) e a especialização em "Impacto das violências nas escolas" pela FIOCRUZ.E-mail - vivi.mvferraz@gmail.com (Texto informado pelo autor)


Rosane Carneiro Sarturi, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Imaculada Conceição (1984), pós-graduada em Currículo por Atividades (1986), pós-graduada em Orientação Educacional (1991), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1999) e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Estágio Pós-doutoral em Políticas Públicas na Universidade de Valência - Faculdade de Filosofia e Ciência da Educação como bolsista CAPES/Fundação Carolina (2010-2011). Professora Titular da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) no Departamento de Administração Escolar. Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação, do Centro de Educação da UFSM, na Linha de Pesquisa 2: Políticas públicas educacionais, práticas educativas e suas interfaces. Atuou na Educação Básica por mais de vinte anos. É Líder do Grupo de Pesquisa ELOS, que abarca investigações do campo curricular, perpassado pelas políticas públicas e práticas educativas. Coordenadora dos Acordos de Cooperação Internacional firmados pela UFSM e a Universidade Nacional de Tres de Febrero (Argentina) e Universidade de Valencia (Espanha). Coordenou os cursos de: Pedagogia (diurno [2006-2010]); Pedagogia EAD (2007-2010); Especialização em Gestão Educacional (2012-2014); e o Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, que abarca os cursos de Especialização em Gestão Educacional e Mestrado Profissional (2015-2018). Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação (2018-Atual). Autora de vários artigos e capítulos de livros.

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Publicado

2024-08-19

Como Citar

Gabriel, A. F., Ferraz, V. M. V., & Sarturi, R. C. (2024). AS RELAÇÕES PÚBLICO-PRIVADAS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Literatura Em Debate, 19(33), 20–41. https://doi.org/10.31512/19825625.2024.19.33.20-41