LITERATURA INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE ALUNOS COM DEFASAGEM DE APRENDIZAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/19825625.2024.19.33.169-192

Palavras-chave:

literatura infantil, alfabetização, letramento.

Resumo

Este artigo aborda a relevância da literatura infantil e suas contribuições no processo de alfabetização e letramento de alunos com defasagem de aprendizagem nos anos finais do 1º ciclo do Ensino Fundamental (4º e 5º ano). Para o procedimento desse trabalho foi utilizado a pesquisa bibliográfica com o intuito de compreender o objetivo em estudo. A literatura infantil tem o poder de estimular a imaginação, desenvolver competências e habilidades, além de promover a criatividade. A defasagem no processo de alfabetização e letramento no Brasil, agravada pela pandemia de Covid-19, demanda soluções a longo prazo. O presente trabalho propõe estratégias pedagógicas, como projetos, metodologias ativas e sequências didáticas, que utilizam livros infantis em sala de aula. Também é feita uma reflexão sobre o contexto histórico da literatura infantil, a relação entre alfabetização e letramento, e a importância da literatura infantil na aquisição da leitura e escrita.

Biografia do Autor

Andreia Batista da Silva, UFNT - Universidade Federal do Norte do Tocantins

Mestranda em Linguística e Literatura pela UFNT - Universidade Federal do Tocantins. Especialista em Arte-Educação. Graduada em Letras - Português/Inglês. Graduada em Pedagogia. Professora efetiva da rede municipal em Araguaína-TO e professora efetiva do Estado do Tocantins. Apaixonada por livros, crianças e literatura.

Andréa Martins Lameirão Mateus, Professora Titular da UFNT - Universidade Federal do Norte do Tocantins.

Professora de Literaturas de Língua Inglesa na Universidade Federal do Tocantins, Campus Araguaína. Possui graduação pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado pelo programa de Estudos Linguísticos e Literários em Inglês da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Estudos Literários, Poesia, Etnopoesia e Tradução Literária.

Downloads

Publicado

2024-08-19

Como Citar

Silva, A. B. da, & Mateus, A. M. L. (2024). LITERATURA INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE ALUNOS COM DEFASAGEM DE APRENDIZAGEM. Revista Literatura Em Debate, 19(33), 169–192. https://doi.org/10.31512/19825625.2024.19.33.169-192