ROSALIND FRANKLIN EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA: DIÁLOGOS SOBRE MULHERES, GÊNERO E CIÊNCIA

Alessandra Pavolin Pissolati Ferreira, Elenita Pinheiro de Queiroz Silva

Resumo


O trabalho tem como objetivo, a partir de registros da cientista Rosalind Franklin e de sua contribuição para a descrição da estrutura da molécula do ácido desoxirribonucleico (DNA) em livros didáticos de Biologia presentes em escolas públicas brasileiras, pensar nos atravessamentos mulheres, gênero, ciência e educação. Do ponto de vista teórico-metodológico, este artigo foi elaborado em diálogo com os estudos feministas e estudos que articulam o pensamento de Foucault e Educação. Os documentos tomados para análise são 4 quatro coleções de livros didáticos de livros de biologia aprovadas nos editais de 2012 a 2018 do Programa Nacional do Livro e Material Didático. A presença do trabalho da cientista e sua posição como sujeito cognoscente não é mencionada em apenas um dos livros. Os livros acionam saberes sobre gênero e ciência para reiterar o caráter humano e social do conhecimento científico ora ecoando continuidades e ora provocando deslocamentos com uma história falocêntrica da ciência.


Palavras-chave


gênero e ciência; mulheres na ciência; livros didáticos de Biologia; educação em ciências.

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Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS

ISSN 1981-9250

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

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