POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL E O LUGAR DA MULHER: REFLEXÕES A PARTIR DO LEGADO ACADÊMICO DA PROFESSORA MOMMA

Wisllayne Ivellyze de Oliveira-Dri, Luciane Muniz Ribeiro Barbosa

Resumo


Entre os autores e autoras que se debruçaram em compreender, de forma crítica, as políticas de Educação Infantil e o lugar da mulher, mãe e trabalhadora, encontra-se a doutora pesquisadora, educadora de crianças, professora universitária, gestora e mãe Adriana Missae Momma (in memoriam) que, de forma rápida e abrupta, em pleno processo de produção acadêmica, nos deixou em agosto de 2022. Porém, seu legado de ensino, pesquisa e militância permanecem em seus diversos artigos, livros e capítulos, entre outras publicações. Assim, o objetivo deste artigo é analisar e refletir sobre o lugar da mulher nas políticas de Educação Infantil a partir das produções acadêmicas da professora Momma, de modo a destacar sua contribuição para a área, bem como colaborar para o aprofundamento do debate sobre o tema. Metodologicamente realizou-se uma pesquisa qualitativa, com análise da bibliografia e pesquisa documental, sendo que o principal referencial analisado foi o produzido individual ou coletivamente pela pesquisadora Momma, na área da Educação Infantil. Como principais resultados apontam-se: a ênfase das categorias mulher, mãe e trabalhadora no campo da infância; o debate sobre o lugar da mulher na elaboração e implementação das políticas de Educação Infantil; e a intersecção do direito da criança e da mulher trabalhadora. Conclui-se que o legado da professora Momma é profícuo para fomentar novas pesquisas na referida área, bem como mobilizar mulheres na ciência e na luta por direitos.


Palavras-chave


políticas de educação infantil; mulheres e ciência; mães trabalhadoras; professora Adriana Missae Momma.

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Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS

ISSN 1981-9250

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

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