ENSINO COLABORATIVO, UMA ALTERNATIVA PARA INCLUSÃO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO

Rosane Cardoso Garcia, Marilane Maria Wolff Paim

Resumo


Para uma educação que atenda às demandas do início deste século, isto é, educação para todos os alunos, é necessário pensar a formação continuada docente e em estratégias que busquem o sucesso na aprendizagem, entre elas a metodologia de ensino colaborativo, quando o professor da sala comum trabalha em colaboração com o docente de educação especial. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho consiste em provocar reflexões sobre a formação continuada docente e a escolarização de alunos público-alvo da educação especial no Ensino Médio como caminho para a inclusão. O estudo, de natureza qualitativa, investigou a formação continuada docente ao longo da última década, por meio da pesquisa participante para examinar como a educação inclusiva é trabalhada junto aos professores do Ensino Médio. Foram analisados os momentos formativos e as práticas pedagógicas em sala de aula entre outras ações educacionais, como o, próprio, atendimento educacional especializado neste contexto, bem como os documentos das intuições, Projeto Político Pedagógico ao Plano de Ensino Individualizado (PEI). Os resultados evidenciaram, entre outros, mudanças e fragilidades na formação continuada docente, os avanços quanto a matrícula na escola regular ou comum a partir das políticas de educação inclusiva, assim como apontam algumas possibilidades, como o ensino colaborativo para a inclusão escolar e os desafios a serem enfrentados pelo sistema de ensino estadual para garantir a aprendizagem desses sujeitos.

Palavras-chave


formação continuada de professores; educação inclusiva; inclusão escolar; sujeito da educação especial; ensino colaborativo.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2024 Revista de Ciências Humanas

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS

ISSN 1981-9250

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

Flag Counter