REDES COLABORATIVAS E REDES DE PESQUISA EM DIREITO EDUCATIVO NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU: FORMADORAS DE CAPITAIS INTELECTUAIS

Jeanice Rufino Quinto, Luci Mary Duso Pacheco

Resumo


A pesquisa de caráter bibliográfico e documental apresenta resultados do levantamento de teses e dissertações publicadas na área da educação sobre as redes colaborativas, direito educativo, capital intelectual e redes de pesquisa na pós-graduação stricto sensu. A investigação baseou-se na produção discente do Catálogo de teses e dissertações da Capes, entre os anos de 2011 a 2021, com o objetivo de delinear o estado do conhecimento acerca das palavras-chave acima evidenciadas. O estudo busca identificar aspectos já pesquisados dentro da linha de pesquisa em educação, assim como, o quanto os temas são pertinentes e expressivos em diferentes épocas e localidades. Foi encontrado um número bastante reduzido de investigações nessas áreas do conhecimento. Em destaque está o fato de não serem localizados trabalhos que relacionem os Direitos Educativos e as redes de colaboração na pós-graduação stricto sensu, o que leva a ressaltar a importância da elaboração do estudo e o ineditismo da temática em questão. Outro aspecto importante no desenvolvimento do estudo é a nomenclatura “Direito Educativo”. Um termo relativamente novo que se difere do direito a educação.


Palavras-chave


Redes colaborativas. Direito educativo. Capital intelectual. Redes de pesquisa. Pós-graduação stricto sensu.

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Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS

ISSN 1981-9250

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

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