A PEDAGOGIA DOS MULTILETRAMENTOS E O ENSINO COM ÊNFASE NOS GÊNEROS TEXTUAIS E NA COMPREENSÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2022.23.02.73-83

Palavras-chave:

Gêneros textuais. Tecnologias. Multiletramentos. Ensino. Compreensão.

Resumo

Apresenta-se a pedagogia dos multiletramentos, com ênfase nos gêneros textuais e na hermenêutica. Utilizou-se como referencial teórico: Bakhthin (2000), Marcuschi (2008), Cope e Kalentzis (2000), Morin (2017) e Schleiermacher (2000). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, em que se problematiza os pressupostos para se pensar a educação do futuro, tendo em vista a influência das tecnologias de informação e comunicação, tão presente no contexto social e educacional. Destaca-se, que os multiletramentos, enquanto pedagogia embasada na multiplicidade de canais de comunicação e no aumento da diversidade linguística e cultural, provoca uma discussão acerca dos novos modelos de representação, de gêneros textuais e de possibilidades de compreensão, para além de uma análise sobre a língua. Enfim, enfatiza-se que os multiletramentos se mostram imprescindíveis para se ensinar e formar as novas gerações, dotando-as de autonomia, liberdade, senso ético e habilitando-os à participação ativas nos diferentes processos de mudanças sociais e educacionais.

Biografia do Autor

Graciela Beck Bitencourt dos Santos, Universidade Franciscana - UFN

Graduada em Letras - Português e Inglês pela URI. Especialista em Leitura, produção, análise e reescritura textual - URI. Mestre em Ensino de Humanidades e Linguagens - Universidade Franciscana. Docente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha.

Marcos Alexandre Alves, Universidade Franciscana - UFN

Doutor em Educação - PPGE/UFPel. Mestre em Filosofia - PPGF/UFSM. Licenciado em Filosofia - FAFIMC. Pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa e Professor do Curso de Filosofia e Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens -  Universidade Franciscana - UFN.

Referências

ALVES, Marcos Alexandre. Da hermenêutica filosófica à hermenêutica da educação. Acta Scientiarum. Education (Online), v. 33, p. 17-28, 2011.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2001

COPE, Bill; KALANTZIS, Mary. Multiliteracies: Literacy Learning and the Design of Social Futures, London: Routledge, 2000.

COPE, Bill; KALANTZIS, Mary. Multiliteracies: Literacy Learning and the Design of Social Futures, London: Routledge, 2000.

DELL’ISOLA, Regina Lúcia Péret. Retextualização de gêneros escritos. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 51.ed. São Paulo: Cortez, 2011.

KLEIMAN, Angela. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In:

KLEIMAN, Angela B. (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado das Letras, 2010.

MARCUSCHI, Luiz Antonio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

MOITA LOPES, Luiz Paulo. Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006.

MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita. Rio de Janeiro. Bertrand Brasil, 2017.

ROJO, R. MOURA, E (Orgs). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

SCHLEIERMACHER, Friedrich Ernst. Hermenêutica: Arte e técnica de interpretação. Petrópolis: Vozes, 2000.

SOARES, Magda. Letramento. Um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, 2003.

SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. São Paulo. Contexto, 2003.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2023-01-30

Como Citar

Bitencourt dos Santos, G. B., & Alves, M. A. (2023). A PEDAGOGIA DOS MULTILETRAMENTOS E O ENSINO COM ÊNFASE NOS GÊNEROS TEXTUAIS E NA COMPREENSÃO. Revista De Ciências Humanas, 23(2), 73–83. https://doi.org/10.31512/19819250.2022.23.02.73-83