A PEDAGOGIA DOS MULTILETRAMENTOS E O ENSINO COM ÊNFASE NOS GÊNEROS TEXTUAIS E NA COMPREENSÃO
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2022.23.02.73-83Palavras-chave:
Gêneros textuais. Tecnologias. Multiletramentos. Ensino. Compreensão.Resumo
Apresenta-se a pedagogia dos multiletramentos, com ênfase nos gêneros textuais e na hermenêutica. Utilizou-se como referencial teórico: Bakhthin (2000), Marcuschi (2008), Cope e Kalentzis (2000), Morin (2017) e Schleiermacher (2000). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, em que se problematiza os pressupostos para se pensar a educação do futuro, tendo em vista a influência das tecnologias de informação e comunicação, tão presente no contexto social e educacional. Destaca-se, que os multiletramentos, enquanto pedagogia embasada na multiplicidade de canais de comunicação e no aumento da diversidade linguística e cultural, provoca uma discussão acerca dos novos modelos de representação, de gêneros textuais e de possibilidades de compreensão, para além de uma análise sobre a língua. Enfim, enfatiza-se que os multiletramentos se mostram imprescindíveis para se ensinar e formar as novas gerações, dotando-as de autonomia, liberdade, senso ético e habilitando-os à participação ativas nos diferentes processos de mudanças sociais e educacionais.
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