GESTÃO DO CONHECIMENTO E DA APRENDIZAGEM DISCENTE NA VIRTUALIDADE

Rosane de Fátima Ferrari, Arnaldo Nogaro

Resumo


Este artigo resulta de pesquisa teórico-bibliográfica, de natureza qualitativa, com o intuito de abordar a gestão do conhecimento e da aprendizagem na virtualidade, considerando o movimento de desterritorialização do processo de aprendizagem, que passa a existir, como dimensão que não ocupa um local definido dentro de um espaço, mas que é capaz de gerar diversas manifestações concretas em diferentes momentos e locais determinados. Ponderar sobre a gestão do tempo e espaço para aprender na virtualidade torna-se importante para que o docente possa conhecer o perfil do aluno virtual, além de contribuir para um planejamento mais efetivo e centrado no desenvolvimento de suas capacidades. Soma-se a isso ser oportuno compreender quais são os estilos-modos de aprendizagem pelos quais pensa e aprende o estudante na virtualidade. Embora tenha mudado a forma de aproximação, conexão e relação professor-aluno, alguns aspectos do processo pedagógico se mantém, como conhecer o perfil do aprendente, encontrar formas de produzir sentido naquilo que é aprendido para que tenha atratividade e provoque o desejo do estudante de aprender. O cenário criado com o advento e disseminação das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) põe o professor diante de desafios permanentes exigindo a aquisição de novas habilidades e o conhecimento das linguagens pelas quais estes novos artefatos são veiculados, sem esquecer a relevância do pensamento crítico, do desenvolvimento da capacidade de análise e de outras formas de exercer o pensamento criativo.


Palavras-chave


Virtualidade. Gestão. Perfil. Estilo. Aprendizagem.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 Revista de Ciências Humanas

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS

ISSN 1981-9250

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

Flag Counter