RELAÇÃO ENTRE O PROFESSOR DA SALA COMUM E O PROFESSOR DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

Osni Oliveira Noberto da Silva

Resumo


O objetivo do presente artigo foi analisar e discutir a relação existente entre os professores que atuam com Atendimento Educacional Especializado com os professores das salas de aula comum das escolas regulares municipais da região do Piemonte da Diamantina, Bahia. A pesquisa ocorreu no território conhecido como Piemonte da Diamantina, formado por 9 municípios. Os sujeitos entrevistados foram 36 professores de Educação Especial que atuam com Atendimento Educacional Especializado nas Salas de recursos multifuncionais, tanto urbanas quanto rurais, dos referidos municípios, sendo 35 mulheres e 1 homem. Foi possível observar que a relação entre esses docentes com os professores que atuam na sala de aula comum das redes municipais ainda está longe do que pode ser considerado aceitável para a implementação de uma proposta de inclusão educacional. É notório que os diversos problemas apresentados são consequências que decorrem principalmente da falta de formação inicial e continuada dos docentes que atuam na sala comum para atuar com alunos com deficiência e/ou necessidades educacionais especiais.


Palavras-chave


Atendimento Educacional Especializado. Salas de recursos multifuncionais. Trabalho docente.

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Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS

ISSN 1981-9250

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

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