A FORMAÇÃO DO CARÁTER E DA AUTONOMIA NA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO DE KANT / CHARACTER AND AUTONOMY FOMATION IN KANT’S EDUCATION PHYLOSOPHY

Autores

  • Alcione Roberto Roani

DOI:

https://doi.org/10.31512/rch.v8i11.357

Palavras-chave:

Filosofia da Educação. Pedagogia. Virtude. Ética. Dever.

Resumo

O objetivo deste texto é resgatar a concepção de filosofia
da educação a partir de uma conciliação entre a arquitetônica crítica e as obras tardias de Kant nas quais apresenta uma concepção de educação moral sustentada pelas idéias de Aufklärung e autonomia. A dupla finalidade da educação, de formar o pensamento autônomo e de formar o caráter, reforça a idéia kantiana de humanidade e de progresso. Por isso, a educação é entendida como um processo contextualizador e aposta na maioridade associada ao uso esclarecido da razão. A razão é mediada pela educação moral que consiste no ensino da virtude de forma sistemática (conteúdo e procedimentos metodológicos) em função do desenvolvimento da liberdade. O fim maior da educação é a formação da consciência moral via formação do caráter. Para o filósofo de Königsberg a educação moral pode ser entendida em duas perspectivas: física, aquela em que as questões morais mais importantes são a formação de hábitos de higiene, cuidados com a saúde e conservação do corpo e, a prática, aquela que se preocupa fundamentalmente com a formação do caráter (ou educação moral). A educação prática implica numa intersubjetividade e não no isolamento, o que facilita desenvolver deveres para consigo e para com os demais.

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Publicado

2012-10-25

Como Citar

Roani, A. R. (2012). A FORMAÇÃO DO CARÁTER E DA AUTONOMIA NA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO DE KANT / CHARACTER AND AUTONOMY FOMATION IN KANT’S EDUCATION PHYLOSOPHY. Revista De Ciências Humanas, 8(11), p. 13–30. https://doi.org/10.31512/rch.v8i11.357

Edição

Seção

Dossiê