PRIMAVERA SECUNDARISTA E ESCOLA SEM PARTIDO: PROJETOS IDEOLÓGICOS DE EDUCAÇÃO E SOCIEDADE

Melody Rodrigues Fialho dos Santos, Ivo Dickmann

Resumo


As ocupações foram um movimento inédito e, portanto, histórico, pois demonstra um novo posicionamento dos estudantes secundaristas, defendendo a educação e demonstrando um projeto de sociedade e de escola que faça sentido para os alunos dentro de suas realidades. Iniciamos o processo de levantamento bibliográfico, sendo a maioria dos artigos escritos entre os anos de 2015 e 2018. A partir deste conteúdo, analisamos os discursos, as ações e suas bases ideológicas. O movimento Escola Sem Partido denota um posicionamento voltado para o neoliberalismo e voltado para a manutenção de um sistema de privilégios. As ocupações mostraram que buscam uma educação de qualidade acessível a todos, onde possam desfrutar de arte, cultura e conhecimento. Politizar a discussão sobre a educação se faz imprescindível à medida que compreendemos nossas ações como aquelas que dão subsídios para os estudantes que, como provaram as ocupações, não são meros ouvintes

Palavras-chave


Ocupações. Ideologia. Escola Sem Partido.

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Direitos autorais 2019 Revista de Ciências Humanas

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Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS

ISSN 1981-9250

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

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