A JUVENTUDE EM DISPUTA: AS POLÍTICAS IMPLEMENTADAS E A RELAÇÃO DA JUVENTUDE ADVINDA DA CLASSE TRABALHADORA COM O TRABALHO E O ENSINO MÉDIO

Cristiane Lopes de Sousa, Ronaldo Marcos de Lima Araujo

Resumo


Nesta pesquisa discute-se a categoria juventude enquanto campo de disputa, pontuando as políticas públicas implementadas desde os anos de 1990 e a relação dos jovens da classe trabalhadora com o Ensino Médio e o trabalho. Apresenta-se como objetivo geral analisar a relação da juventude da classe trabalhadora com o Ensino Médio e o trabalho. Utilizou-se como base teórico-metodológica o materialismo histórico dialético, com abordagem qualitativa e a Revisão de Literatura como tipo de pesquisa. Observou-se que houve um crescimento das políticas públicas para juventude nos anos de 1990, sendo maior a crescente a partir de 2003. Constatou-se ainda que a relação do jovem da classe trabalhadora com o a educação e o trabalho é intermediada diretamente por questões socioeconômicas. Concluiu-se que a concepção de educação destinada aos jovens da classe trabalhadora é de caráter conservador e instrumental visando a formação desses jovens com foco no mercado de trabalho.


Palavras-chave


Juventude. Ensino médio. Trabalho. Políticas públicas

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Direitos autorais 2019 Revista de Ciências Humanas

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Revista de Ciências Humanas - Educação, Frederico Westphalen, RS

ISSN 1981-9250

Qualis/CAPES 2017-2020: A4 - Educação; Ensino; Interdisciplinar

Prefixo DOI: 10.31512

E-mail: rhumanas@uri.edu.br

 

 * Contagem iniciou em 28/04/2019.

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